Mais de 8 mil morcegos foram encontrados nesta colônia maternidade em um prédio da capital
Os moradores de um prédio residencial em Porto Alegre ficaram chocados com o número de morcegos encontrados no forro da construção: mais de 8 mil indivíduos, entre machos, fêmeas e filhotes.
Conhecida pelos especialistas como colônia maternidade, o fenômeno, apesar de assustar, é bem comum. De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Sustentabilidade de POA, os animais reúnem-se em locais quentes, úmidos e fechados em busca de alimento e proteção, até que os filhotes desenvolvam-se o suficiente para voarem sozinhos.
Para fazer a retirada da colônia é importante que se tomem alguns cuidados:
– Os morcegos são protegidos por lei e sua eliminação é considerada crime ambiental. Além disso, o contato com eles também deve ser evitado pelo risco de sua mordida poder transmitir doenças, entre elas a raiva.
– Aguarde a desocupação da colônia para fazer a higienização do local. Mesmo após a saída dos animais, suas fezes também podem conter bactérias e fungos, que causam doenças, entre elas a Histoplasmose. Esta infecção, transmitida por um fungo frequentemente encontrado nas fezes de morcegos e pássaros, afeta pulmões, sistema gastrointestinal e nervoso central. Por isso é preciso ter cuidado no momento da limpeza do ambiente.
Para que a higienização seja feita com segurança e eficiência, contrate o serviço da BR Control, que trabalha com profissionais capacitados e produtos de qualidade.
Quer saber mais sobre os morcegos? Veja tudo o que a BR Control publicou sobre o assunto!
– Expurgo de morcegos: contrate um serviço seguro e eficiente