Conheça algumas medidas preventivas para evitar transtornos com pragas e garantir as devidas exigências de saúde
Muitas operações de fiscalização ocorreram recentemente em várias cidades do Estado, entre elas São Leopoldo, Capão da Canoa, Xangri-Lá e Lajeado. Nestas operações, realizadas pela Força-Tarefa do Programa Segurança Alimentar, várias infrações foram identificadas, dentre elas: falta de identificação da procedência de produtos; armazenamento irregular de alimentos; alimentos impróprios para consumo; produtos vencidos; temperatura inadequada de armazenamento; falta de higiene e até fezes de roedores.
Quando problemas como estes são detectados em mercados, açougues, restaurantes ou padarias, entre outros, os órgãos de fiscalização podem executar sua interdição, e os locais ficam sujeitos à fiscalização futura para voltarem ao funcionamento. Além disso, multas são aplicadas de acordo com a gravidade das infrações.
Os proprietários, gerentes ou administradores deste tipo de estabelecimento precisam estar atentos. Por mais que você esteja cumprindo todos os requisitos legais, qualquer detalhe que passar despercebido pode causar um grande prejuízo.
No caso de pragas urbanas, por exemplo, estas podem se proliferar muito rapidamente, e até migrarem de outros locais para o nosso, caso ele não esteja devidamente protegido. Também animais como ratos e baratas podem se espalhar silenciosamente, se não houver um controle periódico.
Infrações sanitárias podem ser um risco à saúde
Os problemas mencionados acima não apenas prejudicam seu estabelecimento, mas também oferecem riscos à saúde. Por exemplo, o consumo de alimentos vencidos pode causar intoxicação alimentar. Além disso, o armazenamento incorreto e a temperatura inadequada podem causar a contaminação dos produtos, trazendo doenças.
A situação fica ainda mais grave quando são encontrados ratos e baratas, pois sabemos que estes animais transitam por ambiente sujos, como esgotos e bueiros, locais repletos de bactérias e outros micro-organismos perigosos.
O que fazer para garantir a qualidade sanitária?
- Realize dedetizações periódicas, contratando uma empresa especializada no controle de pragas
Uma das ações que pode garantir a segurança em saúde do seu estabelecimento é a de dedetização periódica. Para isso, sugerimos a contratação deste serviço com uma empresa séria, certificada e especializada.
Esta empresa fará a análise do cenário, fornecendo um diagnóstico certeiro das infestações de pragas, aplicando assim as melhores soluções em dedetização.
- Mantenha a higiene sempre em ordem
Esta dica pode parecer óbvia, mas é muito importante. A limpeza dos ambientes evita a proliferação de animais, que normalmente são atraídos por restos de comida e lixos domésticos.
- Faça a limpeza regular dos reservatórios de água
Siga a periodicidade exigida pela Vigilância Sanitária, realizando a limpeza a cada 6 meses. Além de obrigatório, o serviço previne a proliferação de fungos e bactérias nocivos à nossa saúde.
Seguindo estas dicas você garante a saúde de seus funcionários e clientes, além de permanecer legalizado perante os órgãos competentes, tais como Prefeitura da cidade e Vigilância Sanitária. Contrate a BR Control e tenha a garantia de um serviço seguro e de qualidade.
Como saber se a empresa de dedetização é segura?
Preste atenção na hora de contratar uma empresa especializada. Exija que a empresa apresente os seguintes documentos:
- Alvará da Vigilância Sanitária dentro do prazo de validade;
- Certificado da FEPAM, pois licenças de operação de outros Estados não são válidas no RS.
Certifique-se de que a empresa esteja devidamente licenciada perante os órgãos correspondentes, pois somente assim saberá que o serviço que está recebendo será efetivo e confiável.