5 dicas para se livrar das pulgas

Com essas dicas para se livrar das pulgas, elas não irão estragar o seu verão!

Muita gente pensa que as pulgas são um problema apenas para quem tem animais de estimação, não é? Só que, na verdade, elas podem causar um verdadeiro estresse mesmo em quem não tem pets, principalmente no verão.

Nestas épocas de calor e umidade elevados, as pulgas encontram o ambiente ideal para se reproduzirem, e sua taxa de reprodução não é nem um pouco baixa: elas podem colocar de 25 a 30 ovos por dia! Se o ambiente não for devidamente higienizado e esterilizado, ele pode se tornar um verdadeiro criadouro de pulgas.

E muita gente espera encontrar a pulga para agir.

Será que isso é eficiente?

Não! Pois as pulgas que encontramos nos gatos e cachorros representam apenas 5% do tamanho real de uma infestação! Você sabia disso? Estas pragas têm um ciclo de vida no qual permanecem a maior parte nos ambientes em forma de ovos, larvas, ou pupas. E é por isso que precisamos nos preocupar mesmo sem ter bichos em casa. Não ver as pulgas não quer dizer elas não estejam lá.

Infográfico sobre o ciclo de vida das pulgas
As pulgas adultas representam apenas 5% do total de uma infestação.
Preste atenção aos seguintes ambientes

Apartamentos e condomínios

Se você mora em um condomínio, pode ter um risco elevado de infestação de pulgas, pois, ainda que você siga as dicas de prevenção, pode ser que seus vizinhos não as sigam. Quem mora em apartamento precisa contar com a colaboração de todos os moradores para executar o controle de pragas, pois a proximidade é muito grande entre uma casa e outra, assim como as áreas de convivência coletivas, como corredores, elevadores, saguões e áreas externas.

Corredor em casa grande
Quem mora em apartamento precisa contar com a colaboração de todos os moradores para executar o controle de pragas, pois a proximidade é muito grande entre uma casa e outra, assim como as áreas de convivência coletivas. Foto: Pexels

Daí a importância de conscientizar os moradores, visitantes, familiares e, principalmente, o síndico, para seguir as medidas preventivas que a BR Control preparou.

Pátios e jardins

Se você mora em casa, enfrentará outro tipo de risco: as áreas externas, especialmente aquelas com vegetação. Infelizmente, as pulgas são animais muito resistentes. Quando estão no estágio de pupas (fase anterior à pulga jovem), são capazes de sobreviver por até 6 meses no ambiente! Além disso, os pátios e jardins são muito mais facilmente contaminados, já que podem dar acesso à animais que por ali passarem, mesmo que você não tenha animais de estimação. Gatos de rua que por ventura passarem pelo seu pátio, ou até ratos podem transportar pulgas, que podem se alojar na sua residência.

Como estão evitar infestações, tanto em casas quanto em prédios? A BR Control preparou pra você 5 dicas práticas de prevenção e controle.

Veja a seguir.

1. Aspiração

A higienização sempre é um fator que colabora muito no controle de pragas, mas aqui queremos chamar atenção para um procedimento específico da limpeza, que é a aspiração. A aspiração de tapetes, cortinas e sofás possibilitará a sucção de ovos e larvas que ali estiverem alojados. Lembre-se que 95% das pulgas estão no ambiente e não nos animais.

Aspirando tapete para remoção de pulgas
A aspiração de tapetes, cortinas e sofás possibilitará a sucção de ovos e larvas que ali estiverem alojados. Foto: Unsplash

Importante! Aspire também frestas nos pisos, aberturas e rodapés. E mais: aspire seu carro! Sim, nós podemos transportar (inconscientemente é claro) pulgas em nossos automóveis e a aspiração dos bancos e dos tapetes é muito importante para sua eliminação.

2. Secagem das roupas em altas temperaturas

Uma dica muito interessante é, após larvas suas roupas, fazer a secagem delas em altas temperaturas, ou em uma secadora ou deixá-las expostas no sol. Pulgas não sobrevivem em ambiente muito aquecidos!

Roupa estendida no varal em um dia de sol e céu limpo, sem nuvens
Seque suas roupas na secador ou no sol quente. Pulgas não sobrevivem em ambiente muito aquecidos. Foto: Needpix

Dica: passar as roupas à ferro (respeitando os tecidos, é claro) também é uma forma de eliminar as pulgas.

3 – Limpeza dos ambientes em que os pets ficam e dos jardins

É muito importante redobrar a atenção aos locais onde os animais transitam, pois é mais provável que nestes ambientes as pulgas estejam em maior número. Mandar seu pet para o banho e tosa não será eficiente se sua cama, panos e roupinhas não estiverem higienizados.

Também mantenha sempre a grama cortada e as calçadas lavadas, para evitar a permanência e sobrevivência dos ovos e larvas.

Dica: despejar água fervida na calçada pode ajudar a eliminar as pragas.

4 – Tratar os pets com regularidade

Apesar de as pulgas adultas representarem apenas 5% da população em um local, elas também precisam ser eliminadas, e sua fonte de alimentação está no seu cachorro ou gato. Além disso, elas podem transmitir doenças para nossos bichinhos e, em casos graves, causar anemia neles, pois se alimentam de seu sangue!

Por isso dê banhos periodicamente em seu animal e leve-o ao veterinário, aplicando os produtos e medicamentos recomendados por ele. Fique atento à qualquer sintoma no seu pet, como mudanças de comportamento, apatia ou falta de apetite.

Escovando cachorro após o banho
Dê banhos periodicamente em seu animal e leve-o ao veterinário, aplicando os produtos e medicamentos recomendados por ele. Foto: Freepik

Dica: nos passeios, procure levá-lo em locais bem cuidados, com a jardinagem feita e evite o contato deles com animais de rua.

Casal com cachorro em um campo aberto, próximo de uma árvore
Nos passeios, procure levá-lo em locais bem cuidados, com a jardinagem feita e evite o contato deles com animais de rua (Foto: Unsplash)
5 – Contratar serviço especializado

A melhor forma de nos certificarmos que as pulgas serão totalmente eliminadas é contratando um serviço especializado em controle de pragas. A dedetização feita por profissionais assegurará o uso de produtos de qualidade. Além disso, a BR Control usará os EPIs apropriados e fornecerá ao cliente um certificado do serviço realizado.

Dica: Sempre contrate profissionais experientes e que estejam totalmente regularizados com a Vigilância Sanitária do município. Um serviço mal feito pode trazer sérios riscos à saúde, além de não garantir a eliminação completa da praga.

 

Desinsetização


Não se arrisque! Acabe com as pulgas contratando a BR Control!

Logotipo BR Control
Fale Conosco.