Conheça dicas de prevenção e de eliminação desta praga de móveis e telhados
Cupins são insetos que não afetam o nosso dia a dia. Raramente pensamos em sua existência, até que nos deparamos com aqueles ‘pequenos farelos’ próximo a algum móvel de nossa casa ou escritório. Aí sim temos um pesadelo diante de nós.
Ninguém gosta de encontrar um móvel, ou pior ainda, um telhado, comprometido por cupins, especialmente pelo grande prejuízo econômico que isso acarreta. E é por isso que precisamos saber com que tipo de inseto estamos lidando.
Cupins de madeira seca: o pior entre os cupins
Apesar de os cupins serem animais que existem há milhares de anos e serem categorizados em milhares de espécies, apenas poucas delas podem ser consideradas pragas para os seres humanos. E podemos dizer que a pior delas são os cupins de madeira seca.
Isso porque esses animais alimentam-se de celulose, principal componente da madeira, matéria que usamos muito dentro das nossas casas, nos móveis e telhados.
Para saber mais sobre as características desses insetos e sobre formas de identificá-los na sua casa, leia este texto que a BR Control preparou pra você.
O que sabemos com certeza é que não queremos encontrar essas pragas dentro das nossas casas. Como então podemos evitá-las?
Veja a seguir 5 dicas preparadas pela BR Control sobre os cupins de madeira seca.
1 – São pragas silenciosas
Primeiramente precisamos entender que os cupins de madeira seca não são fáceis de detectar. Eles não são insetos que circulam pelas paredes ou chão da casa, mas estão atuando sempre dentro das estruturas, construindo túneis e galerias.
Seu alimento, a celulose, não é oferecido por nós, seres humanos, mas encontrado dentro das madeiras. Por isso indicamos que você faça fiscalizações periódicas dos móveis e estruturas.
Qual a indicação de que existem cupins?
A forma mais certa de confirmar sua presença é através dos já mencionados ‘farelos’, que na verdade são as fezes destes animais, deixadas após consumirem celulose. Onde há fezes, há cupins.
2 – Comprometem sua segurança (e seu bolso)
Apesar de não serem animais venenosos nem atacarem pessoas, eles colocam a nossa segurança em risco, pois comprometem as estruturas. Um telhado com uma infestação de cupins pode desabar a qualquer instante, causando sérias lesões e até morte dos presentes.
Além disso o prejuízo econômico pode ser altíssimo.
Uma dica da BR Control para evitar prejuízos é: escolha madeiras mais resistentes aos cupins para a fabricação de seus móveis. Algumas delas são:
- Peroba-do-campo;
- Ipê;
- Pau-ferro;
- Imbuia;
- Peroba-rosa;
- Jacarandá;
- Copaíba;
- Braúna;
- Sucupira.
3 – São mais ativos no verão
Estações quentes e úmidas favorecem (e muito) a atividade dos cupins! O principal ponto neste sentido é que esta é a época em que eles mais se reproduzem. Quem nunca viu aqueles pequenos insetos com asas ao redor das lâmpadas no final de uma tarde de verão? Estes são os famosos aleluias ou siriris, que nada mais são do que a fase reprodutiva do cupim (saiba mais sobre os aleluias neste texto da BR Control).
Nossa dica é que proteja suas janelas e portas contra a revoada destes insetos colocando telas de proteção, para evitar que novos indivíduos entrem em sua casa, achem uma boa mobília para se reproduzirem e façam novas colônias. Redobre a atenção com os cupins no verão!
4 – São imunes a soluções caseiras
Alguns sites oferecem dicas de soluções caseiras para eliminação dos cupins e esta podem ser uma péssima escolha. Estes produtos até podem servir como repelentes por um curto período de tempo, mas não eliminarão colônias já existentes e também não repelirão os insetos por muito tempo.
A melhor saída neste sentido é contratar uma empresa de controle de pragas, que executará um serviço de descupinização, com produtos de qualidade, seguros e com um periodicidade adequada.
5 – São difíceis (mas não impossíveis) de eliminar
Como dito anteriormente, cupins não são facilmente eliminados. Muitas vezes, as pessoas tentam comprar químicos mais agressivos em agropecuárias e isso pode ser muito perigoso, pois, se não aplicados por profissionais, o produto pode causar intoxicação, tanto em quem está aplicando, quanto em quem mora na casa.
É por isso que a BR Control indica a contratação do nosso serviço de descupinização. Nós trabalhamos com profissionais capacitados e com produtos adequados para cada tipo de praga.
Além disso, possuímos toda a documentação necessária e certificações da ANVISA, o que garante a segurança do serviço.
Contrate a BR Control para acabar com os cupins nos móveis e telhados da sua casa sem comprometer sua saúde! Nossa empresa não apenas aplica produtos, mas oferece soluções para seus problemas.