Tabela de Conteúdo
Conheça os riscos, possíveis sintomas e formas de transmissão dessas doenças, além de dicas para tornar sua caixa d’água imune a elas
Com a chegada do verão e das temperaturas mais extremas da estação, é inevitável que se consuma mais água. Tomamos mais banhos por dia, molhamos nossos jardins e plantas com mais frequência e bebemos muito mais água do que o normal. E a preocupação não deveria ser apenas com a conta mais alta no final do mês.
O aumento do consumo de água em casa também deveria servir de alerta para algo que poucas pessoas lembram no dia a dia: fazer a limpeza da caixa d’água.
Limpar a caixa d’água com regularidade (a recomendação é de a cada 6 meses) é muito importante para que a qualidade da água não seja comprometida, além é claro de evitar a proliferação de microorganismos causadores de doenças.
Geralmente, as pessoas ficam mais atentas com a higiene das partes internas da casa (pisos, balcões, ralos, lixeiras, etc), o que também importante. Mas, se houver bactérias, fungos e outros vetores de doenças na água da sua caixa, sua saúde pode ser comprometida de qualquer forma, mesmo que sua casa esteja super limpa internamente.
Você sabe quais são as doenças mais comuns que podem ser transmitidas pela água contaminada dos reservatórios?
Conheça agora 5 doenças que podem estar na sua caixa d’água.
Gastroenterites infecciosas
As gastroenterites infecciosas são infecções que ocorrem no intestino e são causadas por parasitas (vermes), bactérias e/ou vírus.
Os sintomas mais comuns são cólicas, diarreia, náuseas, vômitos e até febre.
A transmissão ocorre especialmente pelo contato com alimentos e água contaminados com os agentes transmissores, ou no contato com objetos de pessoas já infectadas.
Hepatite A
Essa doença é transmitida por vírus. Ela afeta especialmente o fígado, e causa sintomas semelhantes ao da gripe, tais como fadiga, náuseas, dor abdominal, perda de apetite e febre baixa. Um sintoma que pode servir como indicativo da doença é a icterícia (coloração amarela na pele ou nos olhos).
A hepatite A também pode ser contraída pela ingestão de água contaminada.
Esquistossomose
Mais comumente conhecida como a doença do caramujo ou barriga d’água.
A transmissão ocorre por vírus que são deixados por caracóis (caramujos) na água doce, mas também é transmitida por animais infectados,ou ainda por fezes e urina de seres humanos.
Os sintomas incluem irritação na pele, coceira, calafrios, tosse, dor de cabeça, febre, dor de barriga, dores nas articulações e musculares. Se não identificada e tratada, a infecção pode se tornar crônica.
Leptospirose
Também conhecida como a doença do rato. É transmitida por uma bactéria encontrada na urina dos animais infectados, por meio do contato com alimentos, água ou solo contaminados.
A doença causa febre alta, dores musculares e de cabeça. Uma dica muito importante (além da limpeza)é vedar corretamente a caixa d’água, para evitar que pragas (como ratos) tenham acesso à ela.
Dengue
A dengue é uma das doenças mais conhecidas e comentadas atualmente. A transmissão ocorre pela picada do mosquito Aedes Aegypti. A relação com a água está no fato de que a fêmea do mosquito deposita seus ovos na superfície da água parada, especialmente se a água for limpa, como é o caso da caixa d’água.
Por isso é importante a higienização de toda a superfície do reservatório, e não apenas a vedação com tampa. A limpeza remove fisicamente ovos que estiverem acoplados às bordas.
A dengue causa sintomas muito parecidos com uma gripe, mas o que difere é a febre alta repentina, erupções cutâneas e dores musculares e articulares. Algumas pessoas também sentem dores atrás dos olhos.
É importante saber se a cidade onde você mora tem focos de contaminação do mosquito, para facilitar o diagnóstico, e não ser confundida com uma gripe.
O que fazer para evitar estas doenças?
A medida mais importante para manter sua casa livre das doenças mencionadas acima é fazer a limpeza periódica da caixa d’água.
Para isso é fundamental que você contrate uma empresa especializada, que utilizará os produtos mais adequados e nas quantidades certas para higienizar a água sem contaminá-la quimicamente.
Não corra riscos desnecessários. Faça um orçamento com a BR Control e aproveite a água da sua casa com toda tranquilidade!