Tabela de Conteúdo
Conheça as dicas que vão afastar esses aracnídeos tão temidos da sua residência
Evitar aranhas em casa pode ser um desafio, mas com algumas medidas simples, é possível manter esses insetos afastados.
Com a chegada do verão, os acidentes com as aranhas aumentam de frequência, porque esta é a época em que a maioria das espécies torna-se mais ativa. No caso da aranha armadeira, por exemplo, o período de maior reprodução ocorre entre os meses de março e julho, quando os machos saem a procura das fêmeas para acasalarem.
Esta espécie de aranha é muito comum no Brasil e está entre as mais perigosas, pois é muito agressiva e seu veneno tem um efeito neurotóxico extremamente forte. A picada pode levar a sintomas tais como náuseas, salivação, diminuição da pressão sanguínea e vômitos.
Por que encontrar uma aranha em casa pode ser perigoso?
O perigo maior de encontrarmos uma aranha em casa é o contato acidental com ela, que pode levar a uma picada.
A maioria das espécies não é agressiva com relação aos seres humanos, mas caso o animal sinta-se ameaçado de alguma forma, poderá atacar. É muito comum que ocorram acidentes ao lidarmos com jardinagem, materiais de construção ou até colocando um sapato que estava há mais tempo no armário sem verificá-lo antes.
Dependendo da espécie e da quantidade de veneno liberada, a picada por ser muito perigosa, especialmente tratando-se de crianças, idosos, ou pessoas fisicamente debilitadas.
Por isso, em caso de picada, independente da espécie de aranha, procure atendimento médico imediatamente. Se possível, tente memorizar a aparência da aranha ou fotografá-la para mostrar ao médico. Não aconselhamos a tentativa de captura sem o auxílio de profissionais, pois pode ser perigoso e ocasionar mais acidentes.
Apesar do risco, sabemos que estes aracnídeos têm um papel importante na natureza. Mas podemos evitar que eles convivam conosco dentro de nossas casas. Quer saber como?
A BR Control preparou 8 dicas que vão te ajudar a afastar as aranhas da sua casa.
Veja a seguir.
1 – Vede possíveis pontos de acesso
Um forma simples de evitar que as aranhas entrem na sua casa é bloquear os locais por onde possam entrar. Faça a vedação das brechas nas aberturas das portas e janelas, conserte buracos nos rejuntes, rachaduras, frestas, rodapés e coloque telas de proteção.
2 – Elimine o acúmulo de materiais de construção
Algumas espécies de aranhas encontram o abrigo perfeito sob materiais de construção acumulados em pátios e obras, como é o caso da aranha marrom. A picada desta aranha causa uma sensação de queimação no local e formação de necrose (ferida), que piora conforme o passar das horas.
Por isso, evite o ajuntamento de telhas, tijolos e madeiras em seu pátio. Se for necessário guardar este tipo de material, mantenha-o longe das paredes externas da sua casa, em um local limpo e de preferência coberto da chuva.
3 – Revise periodicamente mobílias
Algumas aranhas procurarão abrigo dentro de nossas casas atrás de quadros, caixas de papelão, armários, entre livros, e outros materiais que não são muito remexidos. Por isso sempre tome cuidado ao acessá-los, fazendo uso de luvas ou algum outra material para fazer o primeiro contato, como um cabo de vassoura por exemplo. Também sacuda sapatos e roupas que estiverem guardados por muito tempo antes de usá-los.
4 – Higienize cantos, tetos e paredes da casa
Manter a limpeza da casa é importante para não prover abrigo às aranhas. A aspiração dos ambientes é uma boa dica, pois é uma forma segura de contatar cantos onde estes animais podem esconder-se. Também mantenha secas as superfícies para evitar o acesso destes animais à água.
5 – Faça a limpeza dos jardins
Uma das aranhas mais conhecidas no Brasil que vive nos ambientes externos é a aranha de jardim, também conhecidas como aranha-de-grama ou aranha-lobo. Por isso, é importante manter a vegetação do seu pátio aparada.
Corte a grama, pode os galhos e limpe as folhas secas que servem de esconderijo. Mantenha especialmente limpas as proximidades dos muros, onde normalmente estas aranhas se escondem.
6 – Evite plantas muito densas próximas à casa
Vegetações muito fechadas, como arbustos e bananeiras devem ser plantados longe das casas, pois também costumam ser os habitats de algumas espécies, como por exemplo a aranha armadeira, que mencionamos anteriormente, de natureza agressiva e venenosa.
Dica: Sempre use luvas, galochas e outros equipamentos de proteção para realizar a jardinagem.
7 – Controle de pragas que servem de alimento
Outra dica muito importante é acabar com a fonte de alimento destas pragas. As aranhas alimentam-se de insetos, ou seja, são insetívoras, por isso devemos evitar a proliferação de insetos em nossas casas, tais como moscas, grilos e baratas. Eliminando seu alimento, também acabaremos com as aranhas.
8 – Dedetização periódica
Uma das dicas mais importantes que recomendamos é a realização de um serviço periódico de dedetização. Contrate uma empresa especializada no controle de pragas urbanas para realizar este serviço, como a BR Control, que conta com uma equipe qualificada e bem preparada para executar um serviço seguro e eficiente.
Lembre-se que o contato com as aranhas pode ser perigoso, por isso faça uso do serviço de profissionais certificados, que manterão sua casa segura e livre de pragas urbanas.