8 dicas para evitar formigas em casa

Saiba como afastar esses insetos da sua casa e também impedir que eles voltem

Quem já teve problemas com formigas sabe o quanto elas são incômodas, e com a chegada do verão a tendência é que as infestações piorem ainda mais. A maioria das espécies de formigas fica mais reprodutiva nesta época de calor, e isso causa um aumento de indivíduos na colônia, que logo começam a “aparecer”, caminhando pelos balcões, pisos, calçadas e paredes. Quando menos se espera, já estão espalhadas por toda a casa ou jardim.

O maior problema é o quanto esta infestação é invisível aos nossos olhos. Por suas colônias normalmente estarem no subsolo ou no interior das estruturas, aumentam de forma discreta, sem aviso, e rapidamente alcançam grandes proporções, aparecendo formigas por todos os lados.

Há aquelas que invadem especialmente nossas cozinhas (as chamadas doceiras) e também aquelas que tem uma picada extremamente dolorosa, conhecidas como lava-pés. Independente da espécie, o que se quer delas é distância, pois sabemos que são potenciais transmissoras de doenças.

Mas será que é possível evitar esse cenário caótico de formigas? Felizmente sim! Isso é claro, se tomarmos as medidas adequadas.

Veja a seguir 8 dicas que a BR Control elaborou para evitar as formigas!

1. Limpe e organize os ambientes

Essa dica não somente é válida para as formigas, mas também para todos os tipos de pragas urbanas. Esteja atento à higiene dos ambientes, especialmente na cozinha, nos pisos, balcões, pias e superfícies onde manipulam-se alimentos. Os farelos são como um banquete para estas pragas.

A organização dos cômodos também é importante, pois os objetos dispostos desordenadamente (como papéis, caixas, revistas, embalagens de alimentos, etc.) podem ‘esconder’ locais de passagem das formigas, além de acumularem poeira sobre suas superfícies.

Atenção: também mantenha os locais sempre secos, impedindo que elas tenha acesso à água. Lembre-se que uma pequena gota d’água é uma grande quantidade para um animal tão pequeno.

2. Não deixe alimentos na sala ou quarto

Muitas pessoas gostam de fazer suas refeições sentadas no sofá, assistindo TV, ou ainda levam um lanchinho para comer no quarto. O importante é que se faça a limpeza do local assim que terminar a refeição. Descarte as sobras ou armazene na geladeira, leve as louças para a cozinha e jogue fora as embalagens dos produtos.

Formigas são como cães farejadores! Elas possuem receptores olfativos em suas antenas, conhecidos como sensilas. Por meio deles, elas conseguem localizar moléculas de alimentos no ambiente e, em seguida, voltam à colônia para recrutar reforços. Isso faz com que a infestação se espalhe ainda mais.

formigas alimento foto unsplash
Como já mencionamos, formigas são muito sensíveis aos odores. Por isso armazene os alimentos em recipientes hermeticamente fechados (Foto: Unsplash)

3. Armazene os alimentos corretamente

Como já mencionamos, formigas são muito sensíveis aos odores. Por isso armazene os alimentos em recipientes hermeticamente fechados ou na geladeira, para evitar que as pragas sejam atraídas pelo cheiro.

4. Descarte o lixo bem fechado e com frequência

O que é lixo para nós, pode (e será) alimento para as formigas (e outras pragas, como ratos e baratas). Faça o descarte de sobras dos alimentos e das embalagens nos locais adequados e troque os sacos nas lixeiras da sua casa com frequência.

maca comida formiga foto unsplash
O que é lixo para nós, pode (e será) alimento para as formigas (e outras pragas, como ratos e baratas). (Foto: Unsplash)

5. Conserto de rejuntes e marcos de porta

É muito provável que você já tenha encontrado formigas próximas às paredes, rodapés ou aberturas das portas e janelas. Se esse for caso, vale a pena fazer uma revisão atenta nestas estruturas.

Conserte furos nos rejuntes, fissuras e rachaduras nas paredes e madeiras, pois estes são usados como locais de passagem pelas formigas para fazerem seus túneis.

formigas parede rejunte foto wikimedia commons
Conserte furos nos rejuntes, fissuras e rachaduras nas paredes e madeiras, pois estes são usados como locais de passagem pelas formigas para fazerem seus túneis. (Foto: Wikimedia Commons)

6. Alimentos de animais de estimação

Não somente a nossa comida, mas também as rações dos pets que ficam expostas durante muitas horas serão alvo destes insetos (e também de outras pragas!).

Sempre que possível, sirva a ração e recolha o que sobrar após o consumo do animal. Em seguida, lave e seque os potes utilizados.

comida cachorro foto marco verch flickr cc
Sirva a ração e recolha o que sobrar após o consumo do animal. Em seguida, lave e seque os potes utilizados. (Foto: Marco Verch | Flickr CC)

7. Soluções caseiras

Existem algumas receitas caseiras, simples e econômicas, que podem ajudar a repelir as formigas.

Aplicação nos locais de passagem das formigas

Prepare uma solução na proporção 1/1 (partes iguais) de água com detergente, ou com bicarbonato de sódio, ou ainda com vinagre branco. Com uma seringa, aplique nos pontos de entrada das formigas (buracos nos rejuntes, por exemplo). Depois faça a vedação do local.

Esta solução pode ajudar em ocorrências pontuais de formigas, mas não será efetiva no caso de grandes infestações.

Odores repelentes

O uso de cravo, canela, casca de limão ou de laranja também ajudam a repelir as formigas do perímetro, pois elas são sensíveis aos odores destas especiarias e frutas.

Coloque o produto escolhido na superfície na qual deseja evitar as formigas.

A dica é útil para situações pontuais, quando você quiser proteger determinado alimento que estiver exposto, como um bolo em uma mesa por exemplo.

8. Dedetização

Não há dúvida de que a forma mais eficaz de evitar infestações de formigas com certeza é a contratação de uma empresa especializada no controle de pragas.

Faça um orçamento para serviços de desinsetização. Você verá que a relação de custo x benefício certamente valerá a pena, pois os profissionais saberão localizar os focos das colônias, fazendo um diagnóstico preciso, usando assim a quantidade de produtos adequados, e mais ainda, de forma segura.

Além disso, verifique a possibilidade de assinar um contrato que contenha a execução de perícias periódicas do local, pois esta é uma ótima forma de evitar infestações futuras.


Lembre-se que o uso de inseticidas de forma imprudente pode causar danos à sua saúde, além de não combater a infestação de forma adequada. Para evitar problemas com formigas, contrate a BR Control.

Logotipo BR Control
Fale Conosco.