Menu

A evolução do controle de pragas

A evolução do controle de pragas

Estamos passando por uma pandemia global, mas como sabemos, não é a primeira e nem será a última e o controle de pragas é fundamental nessa fase que estamos passando.

Nos dias de hoje, quando isso ocorre, empresas como a BR Control são de extrema importância para que as pragas e vírus sejam controlados.

Mas como isso ocorria na época da peste negra, por exemplo?

Pensando nisso, hoje iremos fazer uma viagem no tempo e te contar um pouco sobre a evolução do controle de pragas.

A evolução do controle de pragas
A evolução do controle de pragas

Não temos uma data específica, mas sabemos que na China, por volta de 2.500 a.C., já era usado o pó de enxofre para controle de pragas.

Por volta de 500 DC na Europa os mangustos foram introduzidos nas casas para controlar roedores e cobras, provavelmente pelos antigos egípcios.

No século III, usava-se ninhos de formigas predadoras para controle de insetos em pomares cítricos e em 1182, foi criada a primeira lei para controle de insetos-praga

Um avanço importante: surge o DDT

A evolução do controle de pragas
A evolução do controle de pragas

Os seres humanos sempre enfrentaram problemas com todos os tipos de pragas urbanas, as doenças causadas por esses vetores eram as mais variadas. As pessoas tentavam se livrar dessas pragas  com os recursos disponíveis nos períodos em que ocorriam.

Na 2º Guerra Mundial, Paul Müller, vencedor do prêmio nobel em 1948, descobriu a molécula DDT, modificando a forma de combater essas pragas. Naquele período a guerra contra as pragas urbanas e insetos, especialmente os insetos transmissores de doenças como a malária, febre amarela, dengue era uma luta desigual.

Os primeiros usos em grande escala foram na região da Birmânia pelos ingleses em 1941 para o combate da malária durante a invasão japonesa.

Desse produto surgiram vários outros, mas havia um problema: eram prejudiciais à saúde.

Uma curiosidade: por causa do nome DDT, as controladoras de pragas ficaram conhecidas como dedetizadoras e até hoje ainda algumas pessoas chamam assim.

Esses produtos deixavam enormes manchas brancas no chão e um cheiro muito forte, combatiam bem aos vetores, mas no ser humano ele se alojava nos tecidos adiposos e o corpo não conseguia absorver, com isso a pessoa poderia desenvolver diversas formas de câncer.

O uso do DDT no Brasil no controle de pragas

A evolução do controle de pragas
A evolução do controle de pragas

Muito utilizado no nosso país, principalmente pelo Rio de Janeiro, onde uma infestação de baratas enormes foi controlada com o uso deste produto.

Mas foi observado que com o passar do tempo, essas pragas urbanas acabavam ficando resistentes aos produtos, então pesquisas foram feitas para que fossem feitas as modificações necessárias e assim continuar eliminando as pragas, mas agora o foco também era que esses produtos não fossem agressivos à saúde.

Podemos observar hoje em dia como há uma variedade de produtos no mercado que são muito menos agressivos, que não deixam cheiro ou manchas, entre elas podemos citar as iscas para baratas ou formigas

Com essa evolução, atualmente é muito mais seguro fazer o controle de pragas e se livrar desses vetores.

O fim do uso do DDT

A evolução do controle de pragas
A evolução do controle de pragas

O DDT poderia até ter baixo custo e uma alta eficiência em curto prazo no combate às pragas urbanas,mas a longo prazo trazia efeitos prejudiciais à saúde humana, como demonstrou a bióloga norte-americana Rachel Carson, em seu livro Primavera Silenciosa o DDT foi banido de vários países na década de 1970 e tem seu uso controlado pela Convenção de Estocolmo sobre os Poluentes Orgânicos Persistentes

No Brasil, só em 2009 o DDT teve sua fabricação, importação, exportação, manutenção em estoque, comercialização e uso proibidos pela Lei nº. 11.936 de 14 de maio de 2009.

Os dias atuais do controle de pragas

A população já vem se conscientizando que o caminho mais seguro é o controle integrado de pragas urbanas, assunto que já vem sendo amplamente aplicado no meio rural e nos países avançados e é a melhor opção nos ambientes urbanos.

O controle integrado de pragas urbanas precisa ocupar o seu espaço de direito nessa época de saúde e longa vida. Ao invés de sacar um produto químico qualquer para resolver problemas com as pragas urbanas, precisamos ir a fundo e conhecer essas pragas urbanas que vivem conosco e lembrar que a  sobrevivência delas é graças ao nosso descaso em relação ao meio ambiente.

A BR Control pode ajudar você nesta caminhada.

Somos uma empresa especializada em sanitização de ambientes, impermeabilização de caixas d’água, limpeza de caixas d’água, descupinização, desratização, desinsetização, expurgo de morcegos.

Atendemos em Porto Alegre, Canoas, Gravataí, Viamão, Campo Bom, Novo Hamburgo e toda a região metropolitana, além do litoral gaúcho e serra gaúcha.

Faça um orçamento gratuito para controle de pragas agora mesmo pelo WhatsApp

Logotipo BR Control
Fale Conosco.