Menu

Alta resistência do covid-19 na pele humana aumenta o risco do contágio

Alta resistência do covid-19

Estudo realizado no Japão mostra que o coronavírus sobrevive por mais tempo na pele do que outros vírus de infecções, com da gripe A por exemplo

Já estamos há praticamente um ano convivendo com a presença do novo coronavírus e as pesquisas continuam avançando em uma corrida contra o tempo, na esperança de evitar a perda de mais vidas.

O que se tem descoberto até agora sobre o Sars-Cov-2 é que é um vírus muito resistente, que sofre rápidas mutações de acordo com os países em que transita e com os organismos com os quais interage e que o contágio ocorre pelas vias respiratórias e mucosas, através do contato com pessoas ou objetos contaminados.

E agora temos mais uma informação sobre este vírus, chegada do Japão, e que infelizmente não é boa. As últimas pesquisas realizadas no país com o covid-19 demonstraram que o vírus tem uma maior capacidade de sobrevivência em nossa pele se comparado a vírus responsáveis por outras infecções.

Coronavírus sobrevive 7h a mais na pele do que o vírus da gripe A

Para não expor ninguém ao risco, o estudo prático foi feito em amostras de pele humana retiradas em autópsias realizadas nas 24h anteriores. O experimento demonstrou que os agentes infecciosos responsáveis pela transmissão da gripe A (epidemia que assolou o mundo em 2009) sobreviviam exposto à pele humana por até 2h. Já os microorganismos do Sars-Cov-2, sobreviveram por até 9h, o equivalente a um aumento de 350%.

A informação é preocupante, pois a alta durabilidade do vírus na pele humana aumenta obviamente as chances de contaminação. É por isso que precisamos cada vez mais atuar em nível preventivo.

A higienização das mãos deve ser constante

Os resultados deste estudo podem parecer desanimadores, mas quanto mais conhecermos o vírus, melhor podemos nos preparar para evitá-lo. Por isso o estudo reforça a importância das práticas de higiene constantes.

lavar maos foto unsplash
Foto: Unsplash

Na pesquisa percebeu-se que, ao higienizar a pele infectada com álcool a 80%, tanto o vírus da gripe A, quando o covid-19 foram completamente inativados em 15 segundos. O hábito constante de lavar as mãos por no mínimo 20 segundos, com água e sabão, também mostrou-se altamente eficaz para o combate do vírus, segundo as recomendações da OMS. Estas são as principais práticas que devem nos acompanhar ao longo do dia!

Como higienizar corretamente as mãos

Na prevenção do coronavírus, não basta apenas sabermos qual produto utilizar (álcool gel 70% e 80% ou água e sabão), mas também como utilizá-los.

alcool gel coronavirus foto pixabay
Foto: Pixabay

Veja algumas dicas importante na hora da higienização:

  • Lembre de aplicar o produto espalhando-o detalhadamente pela mão, por entre os dedos (não esquece dos polegares) e nas ‘costas’ da mão. Lave bem embaixo das unhas, pois não locais que acumulam muitos microorganismos.
  • Aplique o álcool gel sempre que tocar em objetos públicos, como por exemplo em maçanetas, chaves, volante do veículo, celulares, corrimões e produtos de mercado.
  • Independente da higienização, não leve as mãos ao rosto e faça uso da máscara para proteger nariz e boca!

Tocar na boca, nariz e olhos é um gesto tão involuntário que precisamos estar constantemente vigilantes para evitar este hábito. O uso da máscara ajudará muito a prevenir o contágio, protegendo as ‘portas de entrada’ do vírus.

Lave as mãos sempre que chegar em casa

Ao tornar a higienização das mãos um hábito, estaremos não apenas nos protegendo do coronavírus, mas de muitas outras doenças infecciosas que podem nos atingir.

Lembre-se de que utilizamos nossas mãos milhares de vez ao dia, em muitos objetos e lugares diferentes, e muitas outras infecções podem ocorrer se suas mãos não estiverem devidamente lavadas. A falta de higiene é uma grande vilã das infecções gastrointestinais, por exemplo.

Fique sempre atento e incentive especialmente crianças e idosos a manterem a higiene, pois são grupos mais vulneráveis a infecções!

Elimine os vírus das superfícies através da sanitização

Sempre que estivermos falando sobre saúde, precisamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para atingir os maiores níveis de segurança possíveis. É por isso que, além de praticar as medidas de prevenção individuais e aderir ao isolamento social (quando possível), recomenda-se a contratação do serviço de sanitização.

A realização da sanitização aumenta segurança sanitária ainda mais, pois sai do nível de proteção individual para atuar em nível coletivo. Os produtos que são aplicados no local atuam na eliminação dos agentes infecciosos do covid-19, mas não apenas deste, mas também na eliminação de bactérias, fungos e outros tipos de vírus, melhorando a qualidade do ar de forma geral.

Escolha a empresa certa na hora de sanitizar

Tão importante quanto sanitizar é saber escolher a empresa certa para realizar o serviço. Lembre-se de contratar uma empresa certificada, que tenha autorização da Vigilância Sanitária e que faça uso de produtos qualificados, como a BR Control.

Um boa opção é a aquisição de um contrato, pois assim você garante a periodicidade da sanitização mantendo os ambientes constantemente higienizados e, por consequência, mais seguros. Além disso, a aquisição de um contrato pode tornar o serviço mais econômico do que a contratação esporádica.

680e5960 40ef 4f78 a611 b271654452d4

Na hora se sanitizar, escolha a empresa mais qualificada. Ligue para a BR Control!

Logotipo BR Control
Fale Conosco.