Tabela de Conteúdo
Hoje nós vamos falar sobre as armadilhas luminosas e como elas podem ser essenciais para o seu negócio, afinal ela é a solução para muitas pragas da indústria de alimentos.
Primeiramente vamos fala o que são as armadilhas luminosas de maneira didática, para que mesmo uma pessoa que não tenha conhecimento sobre o assunto consiga ler o artigo completo sem problemas.
Em seguida, vamos falar de maneira mais profunda sobre o funcionamento das armadilhas luminosas para que você entenda melhor a sua eficiência. No terceiro tópico vamos falar sobre as vantagens de utilizar a armadilha no seu negócio.
Para finalizar, vamos falar sobre algumas dicas para que a solução seja ainda mais eficiente para a sua empresa e você consiga eliminar de vez as pragas.
Armadilhas luminosas: O que são?
As armadilhas luminosas combatem uma das principais adversidades dos negócios do ramo alimentício, se você possui um restaurante, uma lanchonete ou outra empresa desse segmento sabe muito bem que as pragas são um dos maiores problemas para você.
Grande parte dos animais que infelizmente podem chegar até o seu estabelecimento transmitem doenças que podem acabar com a reputação do seu negócio e pode levar a processos severos de clientes, então não basta apenas uma solução, mas uma proteção contínua contra essas pragas.
Dessa forma, soluções como inseticidas por exemplo, além de não possuírem a mesma eficiência de uma armadilha, podem inclusive comprometer o seu produto final.
As armadilhas luminosas são equipamentos de proteção simples, mas bem eficazes contra as principais pragas que podem chegar até o seu negócio. Basicamente é uma caixa metálica simples, com uma robusta luz ultravioleta.
O objetivo desse equipamento é atrair os insetos com asas, para assim capturá-los, protegendo o seu estabelecimento e seus produtos. Melhor ainda, a armadilha consegue ser uma forma de registro da atividade das pragas no seu estabelecimento.
Dessa forma, quanto mais animais forem capturados, pior é a situação. Isso é um medidor confiável para definir estratégias melhores para evitar que eles animais se proliferem e ataquem os seus produtos.
Armadilhas luminosas: Como elas funcionam?
Agora que você já sabe o que são as armadilhas luminosas, queremos mostrar um pouco mais do seu funcionamento para definir sua eficiência contra as pragas que podem estar te atormentando.
O equipamento com a luminosidade ultravioleta consegue atrair os insetos fototrópicos, ou seja, aqueles insetos que possuem uma alta atividade noturna e também são atraídos pela luz no começo da noite e antes do dia começar.
A captura acontece por meio de um adesivo que prende os animais alados para morrer presos no equipamento. Dessa forma, assim que esse adesivo estiver cheio dos animais, apenas é necessário trocar o refil para utilizar novamente.
Claro que esse último trabalho pode ser feito pela controladora de pragas responsável pelo seu estabelecimento e como falamos anteriormente, é interessante mesmo que a empresa veja o refil para definir estratégias necessárias para combater essa e outras pragas.
Por exemplo, se todos os acessos conhecidos para esses animais estão fechados, ou seja, janelas e portas por exemplo. Naturalmente, existem outras entradas que podem abrigar outras criaturas e com a controladora de pragas pode averiguar melhor em uma vistoria.
Outro exemplo possível seria baseado na quantidade de animais presos no adesivo, é possível definir quão bem os produtos daquele negócio estão protegidos, afinal os animais não são atraídos imediatamente para a luz e com isso pode trazer os seus microrganismos para os alimentos.
A ajuda para definir estratégias melhores é apenas uma das várias vantagens de adquirir esse equipamento. Dessa forma, no próximo tópico vamos falar os outros benefícios de ter uma armadilha luminosa dentro do seu estabelecimento.
Vantagens das armadilhas luminosas
Agora que você já sabe sobre o que são essas armadilhas e como elas funcionam, precisamos falar sobre as várias vantagens de utilizar esse equipamento.
Resultado em poucos dias
A primeira vantagem que podemos falar nesse tópico é sobre o resultado praticamente imediato do equipamento no seu negócio, afinal as pragas são capturadas em poucos dias depois de colocar a armadilha luminosa.
Sem químicos
Em seguida, temos a vantagem de ser um processo inteiro sem veneno, ou seja, sem inseticidas químicos. Isso é essencial obviamente para proteger os seus produtos alimentícios e garantir a qualidade de cada um deles.
Garante limpeza no processo
A terceira vantagem é a limpeza que essa solução traz, afinal os insetos vão ficar presos na armadilha sem cair. Considerando que a armadilha é muito mais voltada para a indústria de alimentos, isso é interessante porque garante ainda mais a proteção dos produtos.
3 dicas para aumentar a eficácia da armadilha luminosa
Para finalizar nosso artigo vamos falar sobre 3 dicas para aumentar a eficácia da armadilha luminosa, afinal nosso objetivo é que você não tenha mais problemas com essas pragas no seu negócio. Confira cada uma delas abaixo!
1 – Posicionamento é tudo!
Primeiramente é sobre o local da instalação, afinal não adianta escolher um lugar onde não tem moscas por exemplo, não é verdade?
Dessa forma, posicione a armadilha em locais com pontos de acesso que as pragas podem entrar e perto de locais que esses animais costumam ficar e se proliferar como próximo a latas de lixo, mas, ao mesmo tempo, evitando lugares com grandes fontes de luz como lâmpadas grandes por exemplo.
2 – Potencialize a sua segurança
A segunda dica que podemos dar é para potencializar a sua segurança utilizando telas protetoras em janelas por exemplo, afinal vai ser mais eficaz contra as pragas e essas soluções são bem eficientes contra moscas, baratas e mosquitos que são os principais alvos da armadilha luminosa.
Dessa forma, você garante que algumas pragas não vão entrar e as pragas que conseguirem vão ter o mesmo destino com a armadilha luminosa.
3 – O básico ainda precisa ser feito!
Para finalizar, precisamos reafirmar que o básico ainda precisa ser feito, afinal não adianta ter uma armadilha se você mesmo está atraindo as pragas para seu estabelecimento. Dessa forma, evite restos de alimento em todos os lugares possíveis.
Resolva vazamentos e possíveis infiltrações no seu estabelecimento pois a água pode servir para matar a sede das pragas e podem atrair outras pragas não aladas e escolha lixeiras com tampa para evitar mais uma forma de atrair as pragas.