Aumento nos casos de Dengue deixa São Leopoldo em estado de alerta

A doença é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti e aumenta sua incidência no verão

A cidade de São Leopoldo está em alerta desde o mês de novembro, pois foram encontrados focos do mosquito causador da dengue, o Aedes Aegytpi, em todos os bairros do município. A situação é preocupante, já que esta espécie pode transmitir não apenas a dengue, mas também a febre amarela e a chikungunya. Agentes de saúde estarão, ao longo dos próximos meses, fazendo visitas às casas, para orientar os moradores, e também visitando locais estratégicos onde pode haver focos de ovos e larvas, tais como borracharias, cemitérios, floriculturas e lojas de materiais de construção.

Contudo, preocupar-se com a dengue não é uma novidade. A transmissão do vírus tem sido combatida há décadas pelos brasileiros e o aumento de casos neste ano preocupa os médicos e pesquisadores.

De acordo com o Ministério da Saúde, entre dezembro de 2018 e agosto de 2019, foram registradas mais de 1 milhão e 400 mil novas ocorrências de dengue no país, o que soma um total de 6 mil casos por dia. O aumento é de 500% com relação aos dados do ano anterior! O número realmente assusta, pois a doença é séria, e, se não for diagnosticada corretamente, pode levar a óbito.

A atenção deve ser ainda maior agora, pois os casos são mais incidentes no verão, já que o mosquito torna-se mais ativo e sua reprodução aumenta. A cada 3 dias, a fêmea deposita 40 ovos de uma só vez. Além disso, o aumento da chuvas proporciona também mais locais para a fêmeas depositarem seus ovos, que acontece em fontes de água parada, principalmente água limpa.

KD17P39YPmS5TN9canGHiXSekrqGqgZ6WChVylEdJ3nzKSMbgtDoFjQda9cDFBzsbJ 9ftMY e0fa4gRirTlpZQj2Xzp6ff6rq0Ac mzbtYQLO9HJ6k5zSpCqpGEiY u3OpJAvMy
Como evitar a dengue?

A melhor forma de evitar a contração desta perigosa doença é evitar a reprodução do mosquito.

Veja a seguir algumas dicas que a BR CONTROL preparou para te ajudar a SE PREVENIR da dengue, acabando com a reprodução do mosquito.

1 – Elimine as fontes de água parada

Como mencionamos anteriormente, o mosquito da dengue precisa de água parada para reproduzir-se, pois depositará seus ovos nestes locais.

Infelizmente, cientistas já comprovaram que a água não precisa mais ser necessariamente limpa, como se pensava anteriormente. Por uma questão de processo evolutivo, o aedes aegypti também já tem depositado seus ovos em águas contaminadas. Por isso, redobre os cuidados! Veja alguns pontos de atenção:

  • Pratos dos vasos de plantas: coloque areia para absorver a água;
  • Pneus velhos, garrafas e outros recipientes que você possa ter acumulados em casa: vire os bocais para baixo e os armazene em local coberto, protegidos da chuva;
  • Calhas e canos: faça a limpeza regular;
  • Sacos de lixo: vede-os os bem, e leve-os para fora apenas no dia do recolhimento, para evitar que, em caso de chuva, a água venha a se acumular sobre eles;
  • Caixas d’água: mantenha-as sempre bem vedadas

Atenção: a quantidade de apenas uma tampinha de garrafa com água parada já é o suficiente para o Aedes Aegypti se reproduzir! Você sabia disso? Por isso todo cuidado é pouco.

vasos de plantas foto pxhere
Coloque areia para absorver a água dos pratos de vasos de plantas. A quantidade de apenas uma tampinha de garrafa com água parada já é o suficiente para o Aedes Aegypti se reproduzir! Foto: PxHere
2 – Higienização da Caixa D’água e demais recipientes

Além da eliminação da água parada em locais abertos, é muito importante também que você faça a higienização dos recipientes, especialmente das paredes destes potes, garrafas e, especialmente de suas caixas d’água.

Isso porque os ovos do mosquito da dengue conseguem sobreviver por até 01 ano sem água. Então apenas despejar a água fora não será suficiente para desprender os ovos das superfícies em que estão alocados!

Dica: contrate uma empresa especializada e que seja certificada pelos órgão de vigilância sanitária para fazer a limpeza da sua caixa d’água, para que haja segurança na execução do serviço e o uso de produtos adequados.

mosquistos 2 dengue foto fotos publicas
Os ovos do mosquito da dengue conseguem sobreviver por até 01 ano sem água. Então apenas despejar a água fora não será suficiente para desprender os ovos das superfícies em que estão alocados. Foto: Fotos Públicas
3 –  Feche a casa nos horários de maior atividade do mosquito

Um dica interessante e simples é fechar portas e janelas nos principais horários em que os mosquitos estão atuando. Normalmente isso acontece no final da tarde, entre 17h e 20h.

Esteja atento neste período do dia, pois o mosquito costuma procurar alimento neste horário, ou seja, ele procura pessoas para serem picadas.

4 – Uso de repelentes corporais e de ambiente

O uso de repelentes pode ser uma boa dica para se prevenir de picadas, especialmente se você irá fazer um passeio ao ar livre ou ir a algum local que haja acúmulo de água (próximo a lagos e rios). Também podem ser usados repelentes elétricos nos quartos, para que você possa dormir tranquilo à noite, momento que estamos ‘indefesos’.

Lembramos, porém, que ambas as medidas são temporárias, ou seja, tem um efeito a curto prazo, e elas não eliminam o mosquito! Apenas evitarão que ele se aproxime.

aplicando repelente crianca mae foto pixnio
O uso de repelentes pode ser uma boa dica para se prevenir de picadas, especialmente se você irá fazer um passeio ao ar livre ou ir a algum local que haja acúmulo de água (próximo a lagos e rios). Foto: Pixnio
5 – Dedetização com uma empresa especializada

Com certeza a medida mais segura tratando-se da eliminação do mosquito é contratar uma empresa especializada no controle de pragas para fazer uma boa dedetização.

A BR Control fará uma análise minuciosa do ambiente, detectando assim os focos de larvas e ovos e adotando os procedimentos mais adequados para a limpeza e dedetização. Os produtos aplicados são seguros e certificados pela Anvisa.

Com a dedetização correta, você poderá dormir tranquilo, sem se preocupar com aquele zumbido chato do mosquito em seus ouvidos, e muito menos com a dengue! Contrate a BR Control para se livrar destes insetos perigosos.

Logotipo BR Control
Fale Conosco.