Tabela de Conteúdo
Conheça algumas curiosidades sobre este inseto, fatores que favorecem sua reprodução e seus riscos, além de métodos caseiros de prevenção desta praga
Com a chegada do calor e das chuvas, a proliferação de pernilongos se torna um problema comum. Aprenda como prevenir e controlar esses insetos incômodos.
Se tem algo que pode nos perturbar em uma noite agradável de verão, isto seria o zumbido incessante de um pernilongo em nosso ouvido. Além do barulho muito chato, esta praga ainda usa nosso sangue como jantar e sua picada pode trazer riscos à nossa saúde.
Em um mundo perfeito, jamais teríamos que conviver com eles. Mas, já que eles existem, podemos aos menos tomar algumas medidas para evitar sua companhia, não é mesmo?
Por que o pernilongos incomodam no verão?
Na verdade, os pernilongos existem o ano inteiro, e até tem um período de vida maior no inverno. O que acontece é que em épocas mais quentes e úmidas, como é o caso do verão no Rio Grande do Sul, estes animais têm seu ciclo de vida acelerado, e por isso sua reprodução também fica intensificada.
Nesta época os pernilongos podem viver de 30 a 40 dias e depositar de 200 a 400 ovos no seu ciclo de vida, quantidade suficiente para fazer grandes estragos!
Os pernilongos comuns são perigosos?
Apesar da maioria de nós estarmos mais ocupados nos preocupando em combater o Aedes Aegypti, o principal transmissor de doenças como Dengue, Zika Vírus e Chikungunya, pesquisadores da Fiocruz também já detectaram a presença do Zika Vírus em pernilongos comuns, do gênero Culex. Este vírus é muito perigoso, pois está ligado ao nascimento de crianças com microcefalia. Este dado torna ainda maior a importância de combatermos qualquer tipo de pernilongo.
Além disso, o pernilongo comum pode transmitir Filariose humana, doença conhecida como Elefantíase. A transmissão ocorre pela picada do mosquito, que carrega os vermes chamados filárias. Estes se depositam no sangue humano e se reproduzem. A doença causa inflamações e feridas e também hipertrofia nos locais afetados. É comum em países quentes e úmidos, com Brasil e África.
Quais os fatores que facilitam a reprodução do Pernilongo Culex?
Diferente do Aedes Aegypti os pernilongos comuns (Culex) preferem depositar seus ovos em águas poluídas, o que facilita muito a proliferação deles em grandes metrópoles e centros urbanos. Costumam procurar rios e córregos de fluxos mais lentos e depositam seus ovos à beira de suas margens. Estes se tornarão larvas, pupas e depois mosquitos adultos. Veja o esquema simplificado abaixo, sobre seu ciclo de vida:
A colocação dos ovos pela fêmea em águas poluídas evidencia mais ainda a importância da limpeza de nossos rios e da preservação do meio ambiente, para assim evitar surtos de pernilongos. Quando as águas estão muito poluídas, isto também causa a morte dos peixes, que se alimentam dos ovos, o que aumenta ainda mais a população da praga, que fica livre de predadores naturais.
Como posso diferenciar o Aedes Aegypti do Culex?
Veja no esquema abaixo, preparado pela Agência Brasil – EBC, algumas dicas para diferenciar o mosquito Aedes Aegypti do Culex:
Dicas para Prevenir Pernilongos em Casa
Independente de ser o Aedes Aegypti ou o Culex, ninguém os quer em sua casa. Então preparamos algumas dicas caseiras simples que podem ajudar a afugentar essas pequenas pragas irritantes.
- Velas ou spray de citronela: são produtos bem comuns, que podem ser encontrados em farmácias. O aroma da citronela afugentará os pernilongos do local, porém sua ação é apenas enquanto o aroma durar e em um perímetro curto, normalmente apenas no ambiente em que está aplicado.
- Inseticidas em spray ou em tomadas com pastilhas: também podem ser utilizados para afastarem os pernilongos por um determinado momento. Podem ser aplicados ao entardecer, no quarto, antes do repouso, deixando as janelas abertas, para que os insetos que ali estiverem saírem. Após aplicação as janelas devem ser fechadas. Evite entrar no quarto por cerca de 10 a 15 minutos, para abster-se da inalação do produto. Atenção: Este método repele o inseto, mas não o extermina.
- Telas protetoras e véus mosqueteiros: as telas protegem que o pernilongo penetre os ambientes e é um método muito bom, especialmente para uso à noite, quando estamos dormindo e não conseguimos evitar a picada.
As sugestões acima são medidas caseiras de prevenção contra os pernilongos, mas lembramos que elas não são ações permanentes. Se você está tendo problemas com infestações desta praga, a melhor atitude é contratar uma empresa especializada, que saiba como exterminar o pernilongo de maneira segura, e que também faça prevenção contra o seu retorno.
Faça um orçamento de dedetização com a BR Control e livre-se dos pernilongos (sejam eles Aedes Aegypti ou Culex) para dormir tranquilo!