Siga 2 etapas para evitar pragas no seu restaurante!

Conheça agora o que você precisa fazer para evitar pragas e evitar que seu estabelecimento seja invadido por ‘clientes indesejados

Se você possui um estabelecimento comercial no qual se vende ou se manipula alimentos, a preocupação campeã sempre será evitar pragas. Afinal, não há nada mais repulsivo para um cliente do que encontrar uma barata ou rato passeando pelo chão. Um cliente pode não voltar na sua loja por não gostar da sua comida, mas se ele encontrar uma praga no local, além de não voltar, recomendará enfaticamente que nenhum de seus amigos o faça.

Quem trabalha com comida, sabe que a reputação é a alma do sucesso. Seu ambiente precisa ser conhecido como limpo e seguro. E é por isso que as pragas não os inimigos número 1 dos donos de restaurantes e padarias.

Como podemos combater este inimigo?

Primeiramente precisamos entender que as pragas urbanas, tais como ratos, baratas, formigas e moscas, são normalmente atraídas para locais de presença humana. Não porque elas gostem da nossa companhia, é claro, mas sim porque nós preparamos ambientes propícios para sua sobrevivência e proliferação.

Isso acontece quando se fazem presentes o que conhecemos como os quatro A’s: acesso, alimento, água, e abrigo. Quando proporcionamos cada um desses fatores, as pragas chegam até nós e é aí que acontecem as terríveis infestações. E como estes animais se proliferam de forma rápida e silenciosa, o problema já pode ter tomado enormes proporções quando for detectado.

É por isso que recomendamos duas abordagens fundamentais no controle de pragas.

Siga 2 etapas para controlar pragas nos estabelecimentos comerciais do ramo alimentar 

1ª ETAPA: CONTROLE PREVENTIVO

O controle preventivo atuará evitando a ocorrência dos 4 A’s (mencionados acima). Quando o dono de um restaurante, padaria, lancheria, bar ou qualquer outro local do ramo executa este controle, ele estará atuando para evitar a infestação. Esta será sempre a melhor forma de agir, pois assim você previne também o risco de contaminação de seus produtos. Lembre-se que pragas urbanas são vetores de muitas doenças.

Como funciona o controle preventivo?

Esteja atento a três ações:

Higienização

A higienização afeta principalmente 2 dentre os 4 As: alimento e água. Mantenha sempre todos os ambientes limpos e secos, desde piso até os balcões, paredes, mesas e depósitos. Tenha um cuidado especial com os locais onde os alimentos são preparados ou ficam expostos, como as pias das cozinhas e mesas dos buffets. Pragas urbanas são atraídas até mesmo pelos menores farelos e conseguem se hidratar com as menores quantidades de água. Não negligencie pequenos focos de atração.

limpando balcao foto my purple chair
A higienização afeta principalmente 2 dentre os 4 As: alimento e água. Mantenha sempre todos os ambientes limpos e secos, desde piso até os balcões, paredes, mesas e depósitos. (Foto Flickr CC)

Limpe regularmente as caixas de gordura e exaustores, mantenha lixeiras tampadas durante o expediente, e faça a remoção do lixo com frequência. Será terrível para seu cliente encontrar lixos entupidos até o topo, cheio de moscas ao redor, ou pior ainda, baratas. Lembre-se de que o que é lixo para nós, para as pragas é um prato cheio.

A higienização também deve contemplar as áreas externas! É muito importante zelar por todo o perímetro do seu estabelecimento, limpando calçadas, tanto da frente quanto dos fundos, lixeiras externas, e, se houver jardins e grama, mantê-los cuidados e aparados. Vegetações altas dão acesso e abrigo às pragas, além de passarem uma imagem de descaso com o local.

Organização

A organização do seu estabelecimento é necessária para eliminar o terceiro ‘A’: abrigo. Pragas como ratos, baratas, aranhas e até escorpiões gostam de lugares escuros e cobertos para se esconderem. Caixas vazias, garrafas, embalagens e móveis em desuso devem ser eliminados.

Medidas essenciais para evitar pragas e manter a higiene do seu estabelecimento em dia.
Medidas essenciais para evitar pragas e manter a higiene do seu estabelecimento em dia.

Outra questão muito importante é a forma como os alimentos são armazenados. Utilize embalagens muito bem vedadas e na temperatura adequada. Isso impedirá as pragas de acessarem a comida, além de evitar que ela estrague, preservando a qualidade do produto.

Barreiras físicas

As barreiras físicas atuarão em nosso quarto ‘A’: acesso. As pragas podem fazer uso das menores frestas para passar e instalar um colônia. Assim, rachaduras nas paredes e rejuntes, frestas nas portas e janelas, ralos de pias e banheiros descobertos serão alvos fáceis.

Por isso, faça uso de barreiras físicas como:

  • Colocação de telas na janela;
  • Uso de cortina de ar nos locais de passagem;
  • Instalação de ralos sanfonados com fechamento;
  • Instalação de borrachas/vedações nas portas;
  • Ajuste nos batentes das aberturas.

Essas atitude serão muito eficientes para evitar pragas no seu restaurante, mas quando já estamos lidando com infestações é preciso combinar o controle preventivo com uma 2ª etapa: o controle corretivo.

2ª ETAPA: CONTROLE CORRETIVO

O controle corretivo é uma medida adotada para os casos de infestação de pragas. Quando o cenário é este as medidas preventivas não funcionarão sozinhas, é preciso eliminar as pragas já existentes.

Como funciona o controle corretivo?

Contrate uma empresa especializada no controle de pragas

As infestações com pragas urbanas podem trazer sérios problemas, tanto para o seus funcionários, quanto para seus clientes, que podem ficar doentes no caso de contaminação de alimentos. Se você avistar pragas no local ou mesmo se perceber indícios de sua presença, não espere. Faça contato com uma empresa especializada no controle de pragas.

As infestações com pragas urbanas podem trazer sérios problemas, tanto para o seus funcionários, quanto para seus clientes, que podem ficar doentes no caso de contaminação de alimentos. Foto: Pixabay

Empresas sérias estão capacitadas para identificar a dimensão do problema e atuar conforme o tipo e quantidade de pragas existentes. Os profissionais deverão lhe orientar sobre os preparos para a realização do serviço e também sobre os cuidados após sua aplicação.

Dica: faça um contrato periódico

Para manter seu restaurante livre de pragas, uma ótima dica é fazer a contratação de um serviço periódico. Um contrato mensal, por exemplo, garante que a prestadora do serviço faça a verificação do local para identificar se e quando será necessária a reaplicação do produto.

Esta também pode ser uma ótima forma de negociar valores, além de se ter a certeza de que as pragas não trarão novas incomodações.


Lembre-se: estabelecimentos comerciais devem seguir todas as orientações do Ministério da Saúde, pois serão fiscalizados pela Vigilância Sanitária. Preserve sempre a segurança dos seus clientes e funcionários e também a reputação do seu negócio!

Leia também:

Logotipo BR Control
Fale Conosco.