Tabela de Conteúdo
Hoje nós vamos falar sobre a importância dos morcegos, afinal eles são essenciais para o desenvolvimento da terra como um todo. Confira todos esses detalhes no nosso artigo abaixo.
Nesse artigo nós vamos falar dos seguintes tópicos:
- A importância dos morcegos para o meio ambiente
- Os tipos de morcegos mais comuns nas cidades
- Doenças que esses animais podem transmitir
- Porque não é possível matar os morcegos
- A única solução para lidar com os morcegos
Importância dos morcegos no ecossistema
Os morcegos são de suma importância para o ecossistema porque são eles os grandes responsáveis pelo controle de pragas na natureza e distribuir diversas sementes pela terra, alimentos essenciais para a vida humana.
A maioria das pessoas imagina o pior dos morcegos, mas fato é que eles contribuem muito para o desenvolvimento da espécie humana e do planeta como um todo justamente por ter essas duas funções principais.
Por muito tempo os morcegos foram considerados perigos sérios para a humanidade, muito pelo cinema e o imaginário popular criou uma aversão das pessoas para com esses animais tão importantes.
Imagine se esses animais não existissem, o quanto seria complicada essa distribuição de sementes por tantas áreas. Isso está desde a árvore que você vê até a fruta que você come, tudo isso começou com esses animais voadores.
O segundo fator é que os morcegos também ajudam a eliminar pragas, como os mosquitos por exemplo. Que são transmissores de diversas doenças e esses animais noturnos nos ajudam indiretamente por evitar a multiplicação desses transmissores de doenças.
Os tipos de morcegos mais comuns nas cidades
Agora que você já sabe a importância dos morcegos, precisamos falar quais são os tipos de morcegos mais comuns nas cidades e por isso você pode até ter visto um deles. Confira nossa listagem logo abaixo.
Glossophaga soricina
O morcego Glossophaga soricina tem cerca de 18 cm e tem um focinho bem característico por ser longo e uma língua ampla para o seu tamanho pequeno. Ele é comumente encontrado em varandas que possuem bebedouros para beija-flor e flores.
Desmodus rotundus
O Desmodus rotundus é conhecido por ser um morcego vampiro que é maior do que o Glossophaga soricina que citamos anteriormente com os seus 35 cm. Sua alimentação é vinda do sangue de mamíferos e por isso chamamos de morcego vampiro comum.
Essa espécie tende a ser encontrada em áreas urbanas, principalmente em lugares em casas abandonadas, bueiros e lugares com muita vegetação.
Molossus molossus
Para finalizar nossa listagem temos o morcego do tipo Molossus molossus, onde sua característica principal é a cor negra. Você pode encontrá-lo em edifícios altos ou condomínios na cidade.
O Molossus molossus possui um tamanho de 22 cm e sua alimentação é baseada praticamente em insetos.
Importância dos morcegos: Doenças que eles podem transmitir
Apesar de toda importância que os morcegos possuem para o ecossistema e para nós humanos, temos que entender as doenças que eles transmitem também, afinal isso mexe diretamente com a nossa segurança.
Abaixo vamos mostrar as principais enfermidades que os morcegos podem nos trazer, confira com atenção a nossa listagem abaixo.
Raiva
A raiva é a doença que mais preocupa as pessoas quando se trata dos morcegos, afinal ao ser mordido por um animal desses com raiva você pode ter encefalopatia, o problema é que os sintomas podem começar a aparecer em até 50 dias.
Dessa forma, é muito importante ficar atento aos seguintes sintomas: Mal estar, febre, depressão, paralisia dos elementos inferiores do corpo
Por isso é essencial ir rapidamente ao médico para verificar a ferida que foi feita pelo morcego, tomar a vacina se for necessário e tomar os remédios recomendados pelo médico para eliminar o vírus do seu corpo
Histoplasmose
Histoplasmose é uma doença causada pelas fezes do morcego, você nem precisa tocá-la por engano para ser infectado, apenas é necessário inalar pois o fungo que se desenvolve a partir delas se espalha pelo ar.
Os principais sintomas da histoplasmose são calafrios, febre, dores de cabeça, falta de ar, dor no peito e tosse seca. A recomendação é a mesma que a anterior, é necessário ir ao médico para que seja prescrito medicamentos que combatam o vírus.
Ebola
Para finalizar nossa lista temos um vírus que colocou medo em todo o mundo em 2018, o vírus ebola e como os morcegos são vetores da doença, é necessário tomar um cuidado redobrado com esses animais.
Fique atento se você está sentindo tremor, vômito com sangue, fadiga, náusea, diarreia com sangue e olhos avermelhados.
Importância dos morcegos: Por que não podemos matar os morcegos?
Agora que você sabe das três principais doenças que os morcegos trazem para nós humanos, precisamos dar uma notícia talvez chocante para você. Não se pode matar morcegos em hipótese alguma.
Primeiramente porque esses animais são protegidos por lei, além de outros animais silvestres. Se tornando portanto um crime sem a possibilidade de pagamento de fiança, é realmente algo muito grave de ser feito.
Você pode estar confuso nesse momento, afinal se os morcegos transmitem doenças porque existe essa lei impedindo de matá-los? Para isso precisamos voltar ao primeiro tópico do texto, os morcegos são essenciais para o meio ambiente.
Os morcegos são grandes responsáveis pelo reflorestamento de diversas áreas, além do controle de pragas na cidade e na mata. Portanto, você não pode matar os morcegos.
Entretanto, eu entendo o seu receio de proteger a sua família e por isso recomendamos que você verifique o último tópico abaixo.
O que fazer com os morcegos que estão perto da minha casa?
Para finalizar nosso artigo vamos falar finalmente o que fazer com os morcegos que estão perto da sua casa. Afinal, sua família não pode correr riscos e você já sabe que é crime matar esses animais.
O que você deve fazer é contratar uma controladora de pragas, para fazer o expurgo dos morcegos. Esse serviço se trata de tirar os morcegos de perto da sua residência e evitar que eles entrem através de diversos processos.
Clique aqui e confira o nosso serviço completo de expurgo de morcegos