Ventos gelados, cachecóis, resfriados e sopas. O inverno é uma época em que geralmente nos preocupamos com estas coisas, mas não com a aparição de pragas.
Afinal, os animais tendem a se reproduzir menos, a ficarem menos ativos e praticamente desaparecem de nossas vistas. Mas será que isto é sinônimo de solução para os problemas de infestação?
Veja a seguir.
A pragas vão embora com o frio?
Infelizmente não! O que ocorre nesta época é que elas, em sua maioria, ficam menos ativas na reprodução e nas demais atividades, e por isso tendem a permanecer em seus ninhos, tocas ou colônias.
Pragas como ratos, aranhas, pernilongos, pulgas, formigas, baratas, cupins, percevejos, carrapatos, entre outras, podem reduzir sua população nessa época, mas não vão embora de nossas casas, a não ser que as eliminemos.
É por isso que temos a ilusão de que elas não estão mais presentes, porém permanecem alimentando-se, crescendo e multiplicando-se, ainda que em menor ritmo.
Posso dedetizar minha casa no inverno?
Algumas pessoas acreditam que não há eficiência em fazer a dedetização no inverno, mas, na verdade, fazê-lo pode ser uma excelente estratégia!
O controle de pragas realizado em temperaturas mais frias pode se dar também como uma ação preventiva para evitar grandes infestações quando o calor chegar. Afinal, acabar com os focos de pragas quando elas estão menos ativas e em menor quantidade evita grandes transtornos posteriores.
Não espere o calor chegar para se surpreender com visitas indesejáveis. Contate a BR Control para fazer um diagnóstico de sua casa e fique tranquilo em qualquer estação do ano!
Curiosidade: pragas hibernam?
Normalmente relacionamos a hibernação com mamíferos, como os ursos, onde ocorre inatividade parcial e redução metabólica extrema durante invernos rigorosos. Pois bem, pragas urbanas tais como baratas, formigas, mosquitos e outros insetos também passam por um fenômeno similar, conhecido como diapausa.
É neste período que eles se tornam menos presentes, mas lembre-se: ainda estão lá, esperando o verão chegar!
Pragas mais comuns no inverno
Apesar de a maioria das pragas urbanas reduzirem suas aparições no inverno, há algumas que em épocas mais frias tendem a se multiplicar.
Ratos
Estes pequenos roedores encontram condições favoráveis para sua reprodução nas estações mais frias. Além disso, encontram em nossas casas ótimos abrigos, além de boas fontes de comida. Por isso precisamos evitar deixar restos de comida ao seu alcance, como farelos nas pias e balcões, além de tamparmos os lixos domésticos.
Para piorar a situação, é importante lembrar que capacidade reprodutiva deste roedor é alta e rápida: a média de indivíduos que nascem em uma ninhada de ratos é de 10 a 12 filhotes. Por isso, se sua presença não for controlada, podem se espalhar muito rapidamente. Saiba mais curiosidades sobre ratos aqui.
Cupins
Estes insetos também reproduzem-se em maior quantidade no inverno. Após o acasalamento, o cupim perde suas asas e busca a madeira para a formação de novas colônias, podendo assim infestar móveis e construções.
Conheça um pouco mais sobre os cupins aqui.