Se você acessa as redes sociais com frequência, é provável que tenha visto em alguma delas o vídeo de um homem que explodiu parte do seu quintal ao tentar eliminar baratas. O caso chega a ser cômico, mas poderia ter sido trágico. Por muita sorte o acidente não causou nenhum ferimento nele ou em seus cães, que estavam próximos, mas o susto foi grande.
O caso aconteceu no Paraná. Para matar as baratas, o homem usou veneno em spray, e, quando o produto acabou, usou gasolina e acendeu alguns fósforos para queima-las. Que péssima combinação! Ele também não estava utilizando nenhum tipo de EPI. O vídeo viralizou rapidamente, ultrapassando mais de 7 milhões de visualizações. Confira os detalhes da notícia aqui.
O fato de pessoas tentarem executar tarefas em casa por conta própria não surpreende, ainda mais em tempos de internet, onde há tutoriais sobre tudo o que podemos imaginar. Porém, se tratando de dedetização, aconselhamos fortemente que você não tente fazer sozinho. A dedetização amadora pode ser muito perigosa.
Veja agora 5 razões para não dedetizar sozinho
1. Escolha dos produtos
Quando compramos produtos sem o devido conhecimento sobre controle de pragas, podemos acabar por fazer a escolha errada para nossa situação, justamente pela falta de informações sobre o comportamento da praga e suas formas de reprodução.
Ou seja, ratos, baratas, aranhas, escorpiões, cada tipo de animal exige um tipo de dedetização. Nem todo o produto eliminará toda e qualquer praga. Ao não ter os conhecimentos necessários, você não poderá ter certeza de estar utilizando o melhor produto.
2. Aplicação ineficiente
Ao realizar uma dedetização amadora você não executará o uso da dosagem correta, nem alcançará as frestas e focos principais onde se encontram as colônias.
Quando isso acontece (dosagem e aplicação insuficientes), acabamos por permitir que os indivíduos mais fortes da espécie sobrevivam, gerando uma colônia mais resistente e imune aos produtos utilizados, causando um problema ainda maior: pragas fortes que exigirão um controle ainda mais agressivo.
3. Risco de intoxicação
Os produtos usados na eliminação de pragas normalmente exigem vários cuidados, que podem variar de EPIs (equipamentos de proteção individual) até a remoção de pessoas e animais do ambiente. Sem o devido conhecimento e cumprimento das normas, você, sua família e seus animais podem sofrer intoxicações graves e precisar de auxílio médico.
4. Contração de doenças
As pragas que tentamos eliminar de nossas casas, como baratas, ratos, formigas, moscas e outros, podem transmitir doenças. Ao fazer a dedetização sozinho, você pode não tomar os devidos cuidados e acabar entrando em contato com estes animais ou com suas fezes, o que pode te deixar doente.
5. Graves acidentes
Assim como o exemplo do vídeo que comentamos antes, desastres podem acontecer, tais como quedas (de telhados por exemplo), inalação acidental de produtos e incêndios. Empresas certificadas tomarão todos os tipos de cuidados, desde a aplicação dos produtos, até cuidados com a elétrica e parte estrutural da residência para evitar riscos.
Fazer tarefas por conta própria traz uma sensação de orgulho e auto-realização, mas tratando-se do controle de pragas, precisamos levar em conta o preparo e conhecimento que os profissionais têm sobre o assunto. A dedetização caseira pode ser muito perigosa, pois, além de não eliminar totalmente as pragas, pode intoxicar sua família!
Investir em um serviço sério e de qualidade é a melhor escolha. Contrate uma empresa especializada no controle de pragas, pois os profissionais contratados farão a análise da situação com precisão e usarão os métodos mais seguros e eficientes para eliminar de uma vez por todas as pragas da sua casa.
Problemas com pragas? Não corra riscos tentando eliminá-las sozinho! Contrate a BR Control.