Tabela de Conteúdo
Descubra como identificá-los, os riscos que representam e dicas para combatê-los
Encontrar cupins em casa sempre é uma péssima notícia, mas se torna uma surpresa ainda pior dependendo do tipo de cupim que encontramos. Este inseto, que se alimenta de celulose, pode simplesmente acabar com sua mobília ou até destruir a estrutura interna de uma parede. Tudo depende da espécie da qual estamos falando.
Cada espécie de cupim representa diferentes riscos e diferentes formas de combate, e é por isso que precisamos identificar o cupim causador da infestação. Já tratamos algumas vezes neste blog sobre os cupins de madeira seca e sobre suas formas de prevenção e controle, mas hoje vamos tratar de uma espécie mais agressiva e difícil de ser combatida: os cupins de solo.
Conhecendo os cupins de solo
Podemos diferenciar os cupins de solo dos de madeira seca a partir de alguns aspectos. Confira a seguir.
Origem
Também conhecidos como subterrâneos, cupins de terra ou cupins de concreto, estas pragas podem contaminar o imóvel chegando a partir do solo no qual é construída a edificação.
Também podem se instalar nas estruturas dos prédios vindos pelos cupins reprodutores, que são alados, e chegam no local com suas revoadas nupciais. Estes são os famosos siriris ou aleluias, e o fenômeno das revoadas também acontece com os cupins de madeira seca, com a diferença de que no caso dos cupins de solo, costumam ocorrer durante o dia.
Local da colônia
Diferente dos cupins de madeiras seca, que são encontrados normalmente em mobílias, janelas e portas, os de solo são mais difíceis de detectar, pois suas colônias estarão nos vãos das edificações, nas estruturas internas do imóvel. Conforme a colônia for se estabelecendo, os cupins podem danificar fiações elétricas e de telefonia, tomadas e interruptores, ou até destruírem árvores e plantações em zonas rurais.
É por isso que os cupins de solo representam um risco muito maior dos que o de madeira seca, pois, dependendo do tamanho da colônia, podem desgastar tanto a estrutura que causarão desabamentos. Além do prejuízo econômico, há um perigo iminente à segurança da pessoas que ali estiverem.
Tamanho da colônia
As colônias dos cupins de solo, também conhecidas como cupinzeiros, são muito maiores dos que as dos cupins de madeira seca. Enquanto a colônia de madeira seca chega a 10 mil habitantes, os cupins subterrâneos podem chegar até a 1 milhão de indivíduos em um só cupinzeiro, o que torna ainda mais difícil o seu controle.
Fezes
São mais úmidas e escuras do que as deixadas pelos cupins de madeira seca (que parecem com uma serragem da própria madeira que consomem).
Raio de atuação
Os cupins de madeira seca sempre se manterão na colônia, alimentando-se da madeira na qual já estão instalados. Já os cupins de solo podem sair de suas colônias e construir túneis enormes, muitas vezes encontrados em troncos de árvores e paredes. Por isso seu raio de atuação pode ser muito maior. Se avistamos um cupim de solo em algum local, podemos afirmar que ele pode estar a até 100 metros de distância de sua colônia!
Coloração e tamanho
Os cupins de concreto possuem uma coloração mais clara do que os de madeira seca e o tamanho de suas cabeças é mais proporcional em relação ao seu corpo.
Como identificar a presença dos cupins de solo?
Uma maneira de detectar a presença dos cupins subterrâneos é verificar a existência de túneis. Estes cupins formam pequenos túneis de barro do lado externo de pisos, paredes, ou árvores, para se locomoverem, pois não são resistente à claridade, e usam esta estratégia como abrigo da luz e do ar. São túneis finos, da espessura de um lápis, e podem ser muitos extensos.
Onde procurar os rastros do cupim de solo?
Sabendo que instalam-se nas estruturas das edificações, podemos encontrá-los em locais como: passagem de canos elétricos e hidráulicos; frestas; piso elevado; forros; tetos rebaixados; paredes falsas (como de gesso e de madeira); telhados; poço do elevador e caixa subterrânea.
Todos estes locais podem ser usados não somente para formação de colônia, mas para deslocamento e movimentação dos cupins, que vão tomando conta de todas as estruturas internas, caso não forem combatidos.
Como prevenir e combater cupins subterrâneos?
PREVENÇÃO: Verifique o local antes da compra/construção
Para evitar problemas com infestações de cupins de solo verifique a existência da colônia no terreno antes da construção ou antes da compra de imóvel já construído.
Solicite que uma inspeção seja realizada por uma empresa especializada no controle de pragas. A forma mais eficaz de controlar esta praga é a partir da prevenção. A prestadora do serviço poderá utilizar diversas medidas que impedirão que os cupins se instalem no local, fazendo uso de produtos químicos adequados para repelir esta praga, medida esta chamada de barreira química.
COMBATE: Quando já há infestações
Nos caso de locais que já estejam infestados de cupins contrate uma empresa especializada em controle de pragas para realizar a o serviço de descupinização. A BR Control realiza o serviço a partir da inspeção e identificação dos pontos de possíveis infestações, aplicando o inseticida diretamente no solo e realizando ainda uma pulverização dessa mesma calda química, buscando um efeito residual para o tratamento.
Este procedimento também forma uma barreira química, que ajuda a prevenir possíveis novas infestações.
Eficiência progressiva
Cada cupim contaminado diretamente pelo cupinicida pode contaminar até 100 cupins por contato físico e cada um desses 100 pode contaminar até 10, chegando a um total de até 1.000 cupins contaminados a partir de apenas 1 indivíduo que teve contato com nosso produto, tornando o tratamento altamente eficaz no combate à essa praga.
Perigos da descupinização amadora
Quando o assunto for cupins, não realize o controle de forma amadora.
O uso de produtos químicos cupinicidas pode ser extremamente tóxico se não for aplicado corretamente por profissionais qualificados, que, além de sua capacidade técnica, também fazem uso dos EPIs corretos.
Contrate a BR Control para o combate aos cupins (sejam eles quais forem) e mantenha sua família e seu imóvel seguros.