Menu

Pragas urbanas na indústria: 5 dicas para prevenção e controle

Sabemos que o controle de pragas em casa é muito importante, mas controlar a presença delas nas indústrias têm um impacto muito maior, pois são delas que sairão os produtos que consumimos todos os dias em nossas cidades.

Farmácias, mercados, restaurantes, lojas, todos eles podem ser potenciais alvos de ratos, baratas, formigas, moscas e inúmeras outras pragas. A presença destes animais nestes ambientes traz diversos riscos, especialmente de contaminação de produtos e transmissão de doenças.

Além disso, estabelecimentos industriais e comerciais passam por fiscalizações periódicas de agentes da Vigilância Sanitária do município. Se estes agentes encontrarem irregularidades, o proprietário do estabelecimento pode sofrer desde uma multa até o fechamento do local, em casos mais graves.

vigilancia sanitaria foto agencia brasilia
Se os agentes da Vigilância Sanitária encontrarem irregularidades, o proprietário do estabelecimento pode sofrer desde uma multa até o fechamento do local, em casos mais graves. (Foto: Agência Brasília)

A melhor atitude para evitar que isso aconteça, é que se executem medidas preventivas e corretivas. Há principalmente 4 aspectos que precisam ser considerados: pontos de acesso das pragas, locais utilizados para esconderijo e abrigo, condições favoráveis para sua proliferação e fontes de alimento e água.

Como então manter a empresa livre de pragas? E o que fazer caso já exista a infestação?

A BR Control preparou para você 5 dicas que podem te ajudar no controle de pragas na indústria. Confira:

1 – Fechamento dos acessos

Uma das medidas mais importantes para evitar as pragas urbanas é identificar os pontos de acesso e fechá-los:

  • Uso de telas nas portas e janelas e na saída de exaustores, para evitar moscas;
  • Uso de armadilhas luminosas, para atrair insetos;
  • Vedação de borracha nas portas e frestas, para evitar a passagem de ratos;
  • Uso de ralos com dispositivo de fechamento para que permaneçam bloqueados, quando em desuso;
  • Local apropriado para acondicionamento dos resíduos e lixos.
2 – Higienização

A limpeza do estabelecimento é fundamental para evitar as pragas, pois elas podem encontrar fonte de alimento nos resíduos deixados pelos funcionários. Fique atento aos principais locais que devem ser higienizados:

  • Balcões onde houve manipulação de alimentos;
  • O piso de toda a área, que pode acumular farelos e pequenas partículas de sujeira;
  • Banheiros, especialmente ralos;
  • Refeitórios;
  • Despensas e depósitos, onde a circulação de pessoas é menor.
barata morta chao foto joana joana flickr cc
A limpeza do estabelecimento é fundamental para evitar as pragas, pois elas podem encontrar fonte de alimento nos resíduos deixados pelos funcionários (Foto: Joana Joana | Flickr CC)
3 – Aplicação dos produtos adequados

Para execução dessa dica, é fundamental que se faça a contratação de uma empresa especializada no controle de pragas. Cada tipo de praga exigirá o conhecimento da medida mais adequada e do produto correto, de acordo com a gravidade da infestação e do raio de dispersão da praga.

Contratar uma empresa não certificada pode trazer ainda mais problemas.

Veja o seguinte exemplo: em locais de armazenamento e manipulação de alimentos, é proibido o uso de iscas raticidas. A medida correta é utilizar uma placa de cola, na qual o rato, ao passar por ela, ficará preso. Se a empresa contratada usar iscas, seu estabelecimento pode acabar sofrendo alguma multa por parte da fiscalização!

refeitorio industria foto joint base elmendorf richardson
Em locais de armazenamento e manipulação de alimentos, é proibido o uso de iscas raticidas. A medida correta é utilizar uma placa de cola (Foto: Joint Base Elmendorf-Richardson)
4 – Periodicidade

Outra medida fundamental é ficar atento à periodicidade do controle. A maioria das pragas se prolifera muito rapidamente, especialmente em épocas mais quentes do ano. Por isso é importante que haja visitas periódicas para controle e pulverização química no caso de infestação.

A dica é fazer um contrato periódico com a empresa de controle de pragas, pois os resultados serão mais eficazes e o serviço mais econômico.

5 – Certificação

Quando contratar uma empresa de controle de pragas, exija a emissão de certificado, no qual constará a data e a relação dos serviços executados. Além disso, verifique se a empresa possui licença ambiental.

O certificado poderá ser exigido pela Vigilância Sanitária em uma fiscalização.

Lembre-se: a empresa contratada precisa seguir as normas determinadas pelo Ministério da Saúde. Ao contratar um serviço para ser executado em sua estabelecimento, você se torna co-responsável por ele.

dedetizacao foto flickr cc
Quando contratar uma empresa de controle de pragas, exija a emissão de certificado, no qual constará a data e a relação dos serviços executados (Foto: Flickr Creative Commons)

Contrate uma empresa séria. Manter sua instituição livre das pragas trará mais segurança aos seus funcionários, mais qualidade em seus produtos e mais satisfação de seus clientes!

Logotipo BR Control
Fale Conosco.