Menu

Sanitização no Litoral gaúcho: como manter seu estabelecimento seguro em meio à pandemia

Sanitização no Litoral

Com a chegada do verão, a procura pelas praias do Estado aumenta e, por isso, nesta temporada, comerciantes precisam estar preparados para receber os veranistas seguindo as medidas de prevenção contra a covid-19 com a Sanitização no Litoral Gaúcho.

Por: Amanda Bier

O aumento expressivo de pessoas nas praias gaúchas neste verão é motivo de alerta, tanto para os veranistas quanto para os moradores e comerciantes. Afinal, lugares lotados e aglomerações ainda representam um grande risco no que se refere à propagação da covid-19.

Por isso, manter o distanciamento físico, usar máscara e passar álcool em gel são atitudes que devem ser praticadas por todos, inclusive ao ar livre.

Já em ambientes fechados, como lojas, mercados e farmácias, os cuidados devem ser redobrados, principalmente em relação a higiene. Limpar maçanetas, corrimões, balcões e outras superfícies com álcool 70% é essencial.

limpando porta alcool foto marcos oliveira agencia senado flickr cc
Higienizar as superfícies nas quais as pessoas mais encostam é uma das formas de se proteger contra o novo coronavírus. (Foto: Marcos Oliveira | Agência Senado | Flickr CC)

Entretanto, apenas uma faxina não é suficiente para acabar com bactérias, vírus, fungos, ácaros e outros agentes patogênicos causadores de doenças, como o coronavírus, por exemplo. Mesmo com a limpeza, esses inimigos invisíveis podem permanecer vivos, causando graves problemas para a nossa saúde.

Por isso, o método mais eficaz para eliminar a proliferação de microrganismos nocivos ao ser humano é através da sanitização de ambientes.

Se você tem um estabelecimento no Litoral gaúcho onde há constante circulação de pessoas, procure uma empresa especializada, como a BR Control, para realizar o serviço de sanitização. Atendemos desde lojas e salas comerciais até condomínios, residências e fábricas.

O que é a sanitização de ambientes?

A sanitização é um processo que reduz a carga microbiológica dos ambientes para garantir espaços mais seguros e saudáveis. Nos últimos tempos, é provável que você já tenha ouvido falar sobre esse procedimento. Isso porque a sanitização ficou muito conhecida por ser uma excelente ferramenta de combate à covid-19.

Contudo, a sanitização já é utilizada há muitos anos para eliminar vírus, bactérias e ácaros do ar e das superfícies. O método também combate fungos, agentes causadores de mofos, bolores e leveduras que degradam móveis e objetos.

sanitizacao foto1 br control
Foto: BR Control

Portanto, locais com grande circulação de pessoas, e principalmente os que armazenam alimentos, roupas e medicamentos, precisam estar em dia com a sanitização.

Nesta época do ano, entre os meses de dezembro a março, estabelecimentos do Litoral Norte gaúcho recebem muitos veranistas e, por isso, quem atua em lojas, mercados e farmácias precisa reforçar ainda mais os cuidados contra o coronavírus. Não é a hora de baixar a guarda!

Mas afinal, como é feita a sanitização de ambientes?

O processo de sanitização feito pela BR Control consiste na pulverização de produtos à base de amônia quaternária de 5ª geração, que elimina os microrganismos e protege o ambiente.

Além de não ser inflamável ou corrosivo, o produto não é prejudicial aos seres humanos, animais ou meio ambiente e não deixa manchas, resíduos ou odores. A aplicação deixa uma névoa no ar que se dissipa em aproximadamente 3 horas e, após esse período, já é possível retornar ao ambiente.

sanitizacao foto2 br control
Foto: BR Control

Entre as principais vantagens da técnica está a versatilidade das aplicações. A sanitização pode ser realizada no ambiente comercial, empresarial, doméstico e também nos espaços abertos. Em cada caso, de acordo com o fluxo de pessoas, é estudada a periodicidade mais adequada.

Porém, nos tempos atuais, em que temos que conviver com a covid-19, manter uma frequência maior de sanitização é a maneira mais eficaz para combater a proliferação do vírus.

É muito importante ressaltar, no entanto, que o processo precisa ser realizado por uma equipe qualificada. Na BR Control todos os profissionais utilizam aparelhos de alta tecnologia e possuem equipamentos de proteção adequados.

Muito movimento no Litoral? 5 dicas para evitar que o coronavírus fique no seu estabelecimento

Mesmo com a chegada do verão, o coronavírus ainda está em circulação e, por esse motivo, ações de combate precisam ser colocadas em prática todos os dias.

Pensando nisso, trouxemos 5 dicas importantes que você deve manter no seu estabelecimento para receber os clientes com segurança, principalmente durante o veraneio. Confira!

1 – Reforce a limpeza de superfícies e objetos

A higienização é elemento fundamental e deve ser feita sempre antes do estabelecimento abrir. Mas, ao longo do dia, não se esqueça de dar atenção especial para os balcões de atendimento, máquinas de cartão, maçanetas, cadeiras, mesas, corrimões, puxadores e afins.

Procure sempre higienizar os locais de maior contato com o cliente com álcool 70% e, quando possível, passe sabão, detergente ou água sanitária. Também aumente a frequência da limpeza de áreas comuns, como refeitórios e banheiros.

2 – Aglomerações e filas não podem acontecer

Uma das principais recomendações para diminuir o avanço da doença é evitar aglomerações. Sendo assim, controle o fluxo de pessoas no estabelecimento e realize uma escala de trabalho entre os funcionários.

Além disso, ofereça dispensers com álcool gel 70% na área de entrada e estabeleça um distanciamento de dois metros entre atendentes e clientes. Uma dica é utilizar divisórias e adesivos no chão para demarcar a distância mínima.

adesivos chao distanciamento social foto freepik
Adesivos no chão indicam a distância que as pessoas devem manter para evitar o contágio pela covid-19. (Foto: Freepik)

3 – Não permita que clientes entrem sem máscara

O uso de máscara nas ruas, nas faixas de areia da praia e nos comércios passou a ser obrigatório nos principais municípios do Litoral Norte neste verão. Isso porque ela cria uma barreira física que impede a proliferação do vírus, ajudando a reduzir o número de pessoas infectadas.

Sendo assim, ao permitir que clientes entrem sem máscara no seu estabelecimento você estará colocando em risco a sua saúde e a dos seus funcionários.

Além disso, em situações como essa, é válido lembrar que a fiscalização da prefeitura pode ser feita a qualquer momento e, caso alguém seja flagrado sem máscara, o estabelecimento poderá ser multado ou interditado.

4 – Oriente os funcionários sobre boas práticas de higiene

Neste momento de pandemia, a boa comunicação entre a equipe é fundamental. Sempre deixe seus colaboradores cientes da importância de lavar as mãos com frequência e de usar álcool em gel, principalmente após o contato com clientes.

alcool em gel foto freepik
O uso de álcool gel para higiene das mãos é eficaz como prevenção ao coronavírus. (Foto: Freepik)

Exija também que seus funcionários usem máscara e informe que as reutilizáveis devem ser trocadas em até três horas ou em menos tempo se estiverem úmidas.

Comunique ainda que objetos de uso pessoal não podem ser compartilhados e que superfícies e objetos, como telefone, teclado e mouse, precisam ser limpos várias vezes ao dia.

5 – Faça a sanitização e deixe seu ambiente mais seguro

Manter o ambiente onde trabalhamos limpo é essencial. No entanto, mesmo com a limpeza diária, alguns microrganismos nocivos conseguem sobreviver. Em locais com maior circulação de pessoas, o problema pode se agravar, visto que o contato com superfícies faz com que vírus, bactérias, ácaros e fungos se proliferem. Por isso, mais do que higienizar, é preciso sanitizar.

Através da sanitização, é possível deixar o estabelecimento seguro para seus funcionários e clientes. Então, não perca mais tempo. Diante do aumento no fluxo de pessoas no Litoral Norte neste verão, faça o procedimento e não deixe que a covid-19 e outros inimigos invisíveis se instalem no seu ambiente.

Precisa de sanitização no Litoral? Entre em contato com BR Control

Realizamos o serviço de sanitização em Tramandaí, Capão da Canoa, Osório, Imbé, Xangri-Lá, Atlântida, Arroio do Sal, Torres e outras cidades do Litoral Norte gaúcho. Entre em contato conosco e solicite um orçamento.

Logotipo BR Control
Fale Conosco.