Saiba quais os riscos e como evitar a presença desta praga em sua casa
Se o cão é o melhor amigo do homem, alguns podem dizer que a barata é sua pior inimiga. Ao encontrar-se com elas, a maioria das pessoas sentem nojo e até um pouco de medo. Alguns até sentem verdadeiro pânico e fobia.
Mas sentir medo de baratas é justificável?
Podemos dizer que sim. Até achamos engraçado ou exagerado quando alguém grita ou sai correndo de uma barata, mas ao saber que elas podem trazer riscos à saúde, esta atitude torna-se compreensível.
Mas calma, as baratas por si só não nos causam doenças, nem são predadoras de seres humanos (graças a Deus!). Em compensação, são portadoras de diversos micro-organismos, como fungos, bactérias e protozoários, e estes sim podem nos deixar doentes.
Como acontece a transmissão de alguma doença pela barata?
A forma mais comum de contaminação é via oral-fecal: as baratas carregam em seus corpos os micro-organismos infectados e, ao andar por nossas casas, contaminam os ambientes. Os locais mais perigosos são as cozinhas e despensas, pois nestes locais elas entram em contato com alimentos que consumimos, o que faz com que acabemos hospedando também estas bactérias e vírus em nossos corpos.
Quando uma pessoa é contaminada, é muito comum que contamine outras, causando assim uma epidemia.
Conheça agora algumas das doenças transmitidas pelas baratas
Hepatite A
A contração desta doença pode se dar especialmente por água ou alimentos contaminados (por onde as baratas já passaram). Os sintomas mais comuns são cansaço, mal-estar, falta de apetite, febre, dores musculares, náuseas e vômito, além da conhecida icterícia (coloração amarela da pele e/ou olhos).
Não existe um tratamento específico para a Hepatite A, contudo recomenda-se o repouso e abstenção total de bebidas alcoólicas. Para prevenir, recomenda-se a aplicação de vacina.
Febre tifoide
Doença causada por uma bactéria que também pode se hospedar nas baratas. Também transmitida pela água e alimentos contaminados.
Os sintomas mais comuns são dores abdominais ou musculares, náusea, constipação, inchaço, diarreia, sangramento, sangue nas fezes ou vômito, fadiga, calafrios, mal-estar ou perda de apetite. A pessoa infectada também pode sentir fraqueza muscular, dor de cabeça, irritação com pequenos pontos avermelhados, irritação na pele, perda de peso e até hemorragia interna.
Tuberculose, lepra e pneumonia
Essas doenças, mais graves que as anteriores, são mais comumente transmitidas pelas vias respiratórias, mas ainda assim também há chance de contaminação pelas baratas. De qualquer forma é sempre importante procurar atendimento médico caso haja presença de qualquer sintoma.
Curiosidade: Baratas mordem!
Sim, é verdade! Apesar de não possuírem dentes, elas podem ‘atacar’, segurando nossa pele com a mandíbula, que é muito forte. É mais comum que isso ocorra enquanto dormimos, especialmente em crianças pequenas, que tem o sono mais profundo. A ‘mordida’ em si não causa nenhuma doença, mas pode deixar uma marca avermelhada na pele e causar uma irritação ou infecção. Este é um ótimo motivo para escovar os dentes antes de dormir, já que restos de comida em nossas bocas são ótimos atrativos para elas.
Prevenir é o melhor remédio
Para evitar os problemas com as baratas, a melhor atitude é acabar com sua fonte de comida e água. Para isso:
- mantenha a casa limpa, sem restos de comida nas louças ou farelos pelo chão;
- livre-se dos acúmulos de lixos, como papelões, madeiras e papéis;
- vede possíveis rachaduras e locais onde possa haver acúmulo de água;
- retire o lixo doméstico sempre que possível;
- mantenha a caixa d’água higienizada.
Estas são algumas dicas bem eficientes para evitar o aparecimento de baratas. Mas, se ainda assim você se deparar com elas, chame a BR Control e evite qualquer risco à sua saúde e da sua família. Nossa equipe fará a análise do ambiente e aplicará um método eficiente e seguro de dedetização para acabar de vez com esta praga. Afinal, saúde e baratas são combinam!