Zika Vírus e os cuidados essenciais para sua prevenção

Os primeiros casos de contágio pelo mosquito Aedes aegypti foram registrados na década de 80 aqui no Brasil. Desde então, a praga vem sendo combatida com grande força em todo o país, por meio de monitoramento e prevenção. A Zika é uma das doenças transmitidas pelo mosquito, e teve seus primeiros surtos nas regiões norte e nordeste do país em 2015.

aedes_aegypti

O MOSQUITO

O Aedes aegypti atinge sua forma adulta em cerca de 10 dias, e é nesse período que ele se encontra pronto para transmitir seus vírus à população. Acúmulo de água parada e altas temperaturas tornam um ambiente propício para a proliferação dos temidos insetos, por isso a maior incidência de picadas – e, por consequência, de contágios – acontece no verão. Em contato com a água, seus ovos podem se transformar em larvas em um tempo de dez minutos, e em toda a sua vida, o mosquito pode por até mil ovos. Somente a fêmea da espécie é capaz de transmitir as doenças, e sua média de vida é de 45 dias.

COMO IDENTIFICAR A DOENÇA?

É mais comum que o mosquito apareça pela manhã e no final da tarde, evitando o sol muito forte. A picada geralmente não é sentida nem apresenta sintomas no momento. Entre 3 e 12 dias após o contágio é possível identificar os primeiros sinais da doença, que são bastante parecidos com os da dengue, também transmitida pelo mosquito.

Sintomas:

Febre baixa

Dor de cabeça e atrás dos olhos

Dor muscular

Dor e/ou inchaço nas articulações

Erupções com coceira na pele

Vermelhidão e inchaço nos olhos

COMO COMBATER O MOSQUITO

20151214170720_660_420

A prevenção é a melhor forma de combate ao Aedes aegypti. Por isso é importante evitar o alastramento do mosquito, controlando seus focos de reprodução. Para isso é preciso:

Evitar o acúmulo de água parada;

Esvaziar recipientes propícios à proliferação, enchendo pneus e vasos de plantas com areia;

Aplicação de telas em janelas da casa e outros locais em que os mosquitos possam passar;

Usar repelentes de insetos e roupas que posam proteger a pele contra picadas;

Não há tratamento específico para a Zika, por isso geralmente tratam-se os sintomas de forma isolada com medicamentos comuns. É importante buscar um médico caso eles ainda persistam num período superior a dez dias. Existem vacinas distribuídas em todo o Brasil para a prevenção das doenças causadas pelo mosquito.

ATENÇÃO:

Em caso de problemas com os mosquitos da Zika, a BR Control oferece serviços de controle de pragas. Procure um de nossos técnicos especializados. Estamos disponíveis pelos contatos:

Fone: 51 35684444

Whats: 51 85121269

contato@brcontrol.com.br

 

 

 

Logotipo BR Control
Fale Conosco.